segunda-feira, 10 de junho de 2013

Rodada de negócios sinaliza oportunidade para artesãos baianos

Via Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia
Durante dois dias, artesãos e compradores da Bahia e do Brasil estiveram reunidos no Othon Palace Hotel, em Ondina, Salvador, participando da VI Rodada de Negócios de Artesanato, que foi encerrada quinta-feira (6), numa parceria do Instituto Mauá e Sebrae/BA.

O diretor-geral do Mauá, Elias Nunes Dourado, acredita que o evento deu oportunidade aos artesãos baianos de entrar em contato com outros compradores, firmando novas parcerias e gerando mais trabalho e renda. 

Participando pela sexta vez da rodada, a presidente da Associação dos Artesãos de Nova Soure, Maria Zenaide Batista, exibia produtos de arte em retalhos e ressaltou a importância dessa oportunidade. “Fechei ótimos negócios. A expectativa para vendas é muito boa e nosso trabalho fica conhecido nacionalmente”. 

Para a gestora do projeto Expoart Bahia, Aparecida Fernandes, o evento vem crescendo a cada edição, e este ano é esperado que as vendas cheguem a mais de R$ 150 mil, superando o do ano passado, com 130 mil. “A rodada proporciona ao artesão uma negociação direta, abre seus canais de comunicação e amplia seu faturamento”.

Para o artesão de Salvador, Manoel Messias, que trabalha com cabaças feitas de cerâmica, a rodada na Bahia atendeu às suas expectativas. “Esta é a primeira vez que participo deste evento e estou feliz pela valorização do nosso trabalho e o apoio do governo, que é fundamental. O artesanato é formador de cultura, e precisamos manter a tradição dessa produção regional”. Ele ressalta ainda que o artesanato gera renda e divisas para o estado.

O evento reuniu artesãos dos municípios de Feira de Santana, Nova Soure, Rio de Contas, Vitória da Conquista, São Sebastião do Passe, Costa dos Coqueiros, Jeremoabo e Paulo Afonso, além de Salvador, que tiveram a oportunidade de comercializar suas peças com lojistas de toda a Bahia e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Minas Gerais e Brasília.
Prestígio em alta
A consultora do Sebrae-BA, Marília Falcão, informou que a cada ano a rodada cresce em valores quantitativos e na facilidade do artesão em negociação. “Temos 45 mesas com 62 expositores, formados por artesãos de grupos, associações e vários empreendedores individuais que estão negociando com grandes lojistas. Nossos produtos estão sendo prestigiados por compradores de peso, como Tok e Stock, Xarmonix, Tabuleiro da Baiana, Grupo Pão de Açúcar”. 

Marília lembrou ainda que a qualidade dos produtos apresentados pelos artesãos baianos tem recebido elogios. “Os artesãos estão mais preparados, crescendo como empreendedores”.

Uma das participantes do evento, a designer baiana Goya Lopes elogiou a organização da rodada e a qualidade dos compradores. “Encontros como este viabilizam a compra e a venda, possibilitando um bom desenvolvimento do meu trabalho. O artesanato é um dos setores da economia criativa que estão sabendo aproveitar as oportunidades e este encontro, com certeza, vai gerar bons frutos”.

Nenhum comentário: