segunda-feira, 10 de junho de 2013

As novas universidades baianas e o sonho de uma universidade em Rio de Contas

"E a Universidade Federal da Chapada Diamantina? fruto de uma proposição legislativa, a UFCD parece muito longe de ser concretizada. O governo federal já fechou o seu pacote político para o ensino superior. A Chapada Diamantina apesar da sua extensão, posição geográfica e importância cultural e natural, ainda é fraca politicamente e de pouca densidade populacional (leia-se votos). O custo de uma universidade federal é alto. A cidade de Lençóis que não é boba, saiu na frente e já está pleiteando um campus da UFBA para a cidade. Se fossem espertos, os políticos da região seguiriam tal caminho, afinal, muito em breve a UFBA deixará de ter como despesa seu campus em Barreiras.

Em Rio de Contas temos o antigo Colégio CIRCEA que caminha para ser um "elefante branco em ruínas". Mais um motivo para termos um campus da UFBA em Rio de Contas: economizaria-se com custos de construção. Apenas um reforma. Fica as dicas então!


Via Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia

Nos próximos anos os estudantes baianos que quiserem ingressar no ensino superior terão à disposição mais 19 mil novas vagas em 71 cursos universitários distribuídos nas mais diversas áreas acadêmicas. Em cerimônia realizada em Brasília, nesta quarta-feira (5), com participação do governador Jaques Wagner, ministros, prefeitos e outras autoridades, a presidente Dilma Rousseff sancionou os projetos de lei que criam as Universidades Federais do Sul e do Oeste da Bahia. 
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba) terá sede em Barreiras com campi nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A universidade contará com 35 cursos de graduação e pós-graduação e atenderá 7.930 estudantes.

A sede da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) ficará em Itabuna e terá campi nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Serão oferecidas 36 opções de cursos a 11.110 estudantes de graduação e pós graduação.

O governador Jaques Wagner disse que esse era o momento para agradecer e parabenizar o governo federal pela decisão e relembrou a evolução da educação no estado. “Até 2002 a Bahia, apesar de ter a 4ª maior população do país, tinha apenas uma universidade federal, a Ufba. De lá para cá foram criadas a Universidade Federal do Vale do São Francisco, a Federal do Recôncavo e agora, com a assinatura da presidenta, a Federal do Sul e a Federal do Oeste do estado, então saímos de uma para cinco.”

Wagner também destacou que, com as novas universidades, a Bahia consegue levar o ensino superior federal a todas as regiões do estado. “Essa distribuição foi feita com muito critério já que a Bahia é muito grande, somos o quinto maior território entre os estados brasileiros e realmente conseguimos espalhar no sul, no oeste, em Salvador, no norte em Juazeiro e em Cachoeira, no Recôncavo.” 

A presidente Dilma Rousseff comentou a influência dessas novas universidades. “Elas terão efeito em toda a região próxima às sedes. Precisamos buscar a excelência nessas universidades e, quanto mais a gente conseguir criar polos educacionais, melhor para todos nós”.

A criação das duas universidades faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), pelo qual o governo federal tem adotado uma série de medidas, que objetivam retomar o crescimento do ensino superior público.

Nenhum comentário: