domingo, 7 de abril de 2013

Esgoto da Embasa cai in natura no Rio Brumado

Se não bastasse a seca pela qual a região vem atravessando, a população de Rio de Contas e Livramento vem sofrendo com o descaso da Embasa. No feriado da Semana Santa, à altura dos fundos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio de Contas, onde fica uma estação elevatória de esgoto (que serve para bombear o esgoto captado das casas e levar até a estação de tratamento) se rompeu, e o esgoto foi despejado no Rio Brumado sem nenhum tipo de tratamento.

Por ser feriadão, inúmeras pessoas estavam passando fim de semana de sol e calor na Cachoeira do Fraga. O risco de contaminação fica mais que evidente. Soma-se a isso o fato da vazão da barragem ter sido diminuída em função da maior seca dos últimos 50 anos que vem assolando o nordeste e colocando em risco o abastecimento de água de várias cidades.

Segundo relato dos moradores de Rio de Contas, o rompimento da tubulação nessas estações elevatórias virou rotina.

Antes da implantação do esgotamento sanitário, os dejetos que eram jogados no rio eram basicamente de residências localizadas no fundo do rio. Hoje, com a captação em boa parte das residências, o rompimento nesses locais constituem-se num verdadeiro atentado ao meio ambiente e à saúde humana. Vale ressaltar que o abastecimento de água da vizinha Livramento é feito a partir da captação dessa água após a queda da cachoeira do Rio Brumado. Apesar de passar por tratamento, a população fica temerosa em consumir essa água.

Enquanto isso a população prossegue pagando taxa para serviços que não são prestados. A taxa equivale a 80% do consumo de água. Movimentos ambientalistas e sociais de Rio de Contas estão reunindo elementos para levar até a promotoria da cidade.

O sistema de esgotamento sanitário da cidade foi inaugurado pelo governador Jaques Wagner em janeiro de 2010 e contou com recursos da ordem de R$ 5,6 milhões.

Estamos registrando uma ocorrência na Ouvidoria Geral do Estado. Vamos aguardar a manifestação.

Confiram algumas fotos:
Aqui é possível verificar uma separação entre água e esgoto antes de se misturarem.




As fotos acima foram postadas no grupo Rio de Contas na rede social facebook e provocou o repúdio de toda a população.



Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é o que nós recebemos por pagarmos taxas tão altas à Embasa!!!!!!!!!