segunda-feira, 8 de abril de 2013

População Rural de Rio de Contas é Contemplada com 314 Cisternas do Programa “Água Para Todos”



Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 03/04, às 09h, no Teatro São Carlos, uma Audiência Pública, que contou com a participação de representantes de associações de moradores, líderes comunitários e representantes da Prefeitura Municipal.
O evento foi realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Agricultura, serviu para apresentar a população, o Programa Água para Todos do Governo Federal, instituído por decreto presidencial em julho de 2011.
O programa Água para Todos faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, foi desenvolvido  pelo Ministério da Integração Nacional e é executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) em parceria com os municípios, tendo como principal meta universalizar o acesso a água entre a população rural do semiárido brasileiro.
O município de Rio de Contas será contemplado com a instalação de 314 cisternas de polietileno para consumo humano, com capacidade de armazenar 16 mil litros de água,  salientando que as cisternas fazem parte do programa Água Para Todos do Governo Federal, mas sem a parceria da Prefeitura e de todas as entidades ali representadas seria impossível a concretização do projeto.
A Técnica da 2ª Superintendência Regional da CODEVASF, Lilia Gomes, mostrou detalhes e diretrizes do programa, após a explanação, participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas.
Logo após a apresentação do projeto foi convocado para se constituir o Comitê Gestor Municipal, comitê esse, que terá o papel de acompanhar as ações da CODEVASF na execução desse programa; além de acompanhar e identificar potenciais beneficiários (famílias e comunidades) para as ações que deverão ser implantadas.
Para ser beneficiado com as ações do programa é preciso que o cidadão esteja inscrito no Cadastro Único; tenha uma renda per capta de até R$ 140,00; Não ter sido atendido com outro programa que tenha a mesma finalidade; more na zona rural; e aposentados, que vivam exclusivamente de sua renda previdenciária, mesmo possuindo renda familiar per capta acima de R$ 140,00 também podem ser beneficiados.
“Esse projeto é muito importante para o município porque estamos atravessando um sério problema relacionado à água, e irá ajudar a amenizar a situação”, afirmou  o  Coordenador da Defesa Civil do município, Osair Júnior.
Com informações do Livramento Notícias

Nenhum comentário: