quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Protesto marca carnval de Rio de Contas


Foliões fazem conscientização nas ruas de Rio de Contas, na Chapada Diamantina

Foto: (Will Assunção/JussiUp Press)
Como mostrou um folião, o Carnaval de Rio de Contas não é só folia. Entre uma marchinha e outra, manifestantes aproveitaram para protestar e passar uma mensagem de respeito a cultura local. O palco da manifestação foi o tradicional cortejo das baianas que todos os anos traça seu percurso em direção a Igreja de Santana, conhecida como a Igreja de Pedra para a lavagem de sua escadaria.

Ostentando uma placa, onde havia escrito “UMA CIDADE SEM LEI!”, o folião recebeu com simpatia todos os curiosos que vinham ao seu encontro conhecer a sua aparição. Segundo manifestantes, o carnaval de Rio de Contas deixou a muito tempo de ser consagrado como o carnaval da cultura. Não existe seleção entre as atrações que se apresentam no palco principal. “Muitas vezes não há harmonia entre os ‘dois carnavais’”, afirma um folião.

Foto: (Will Assunção/JussiUp Press)
Sobre o protesto, uma cidadã se manifestou argumentando que, apesar de não ser mais uma carnaval com essência cultural, é um carnaval democrático. Existiu uma assembleia pública onde a própria população local decidiu como seria explorado o carnaval da cidade, e este foi o escolhido.

Carnaval de Rio de Contas

O carnaval de Rio de Contas é um dos mais disputados do interior do Estado. Milhares de foliões lotam todos os anos, o Centro Histórico da cidade eleita, Cidade Baiana da Cultura em 2010. Rio de Contas é famosa por explorar a prática de ecoturismo, oferecendo ao visitante seu rico patrimônio histórico cultural.


Nenhum comentário: