terça-feira, 11 de outubro de 2011

Incêndio começa a se alastrar sobre a Serra das Almas na Chapada Diamantina

Um grande incêndio florestal começa a se alastrar na Serra das Almas, às margens da BA-148, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, no extremo Sul da Chapada Diamantina, Bahia.

Na noite desta segunda-feira (10), o L 12 esteve próximo ao local e constatou que o calor excessivo e o vento estão sendo fatores cruciais para aumentar as proporções do incêndio, ameaçando a vida de uma grande diversidade de fauna e flora que vive nos arredores da mesma. Até agora não se sabe como se deu este incêndio e nem foi encontrado culpados, o que nos deixa triste, é saber que existe pessoas com esta tamanha irresponsabilidade, isto é se o incêndio tenha sido provocado pelo homem. A serra é um dos principais cartões postais da região, é lá que fica a Cachoeira Véu de Noiva, belíssima por natureza, e gigante como o amor que os moradores da região têm por este bem que Deus lhes deu de presente.

As queimadas nessa época do ano acontecem com freqüência, principalmente na região da Chapada Diamantina, e não é só por causa do tempo seco. Muitos moradores aproveitam para limpar os lotes vagos provocando queimadas e tiram o sossego das comunidades dos arredores e dos bombeiros que, além de atender queimadas às margens das estradas têm que apagar incêndios em locais íngremes.

Segundo policiais militares, uma equipe do Corpo de Bombeiros já está em Rio de Contas, a qual deve começar os trabalhos de combate ao fogo com os meios de intervenção existentes.

Com informações do L 12
.

Nenhum comentário: