segunda-feira, 10 de outubro de 2011

“barraginhas” também pode ser uma alternativa para zona rural de Vitória da Conquista

O vereador Gildásio Silveira (PT), líder do Governo na Câmara, comentou a seca na zona rural, destacando a idéia da construção de “barraginhas”, que, pelo baixo custo econômico, constitui-se como uma alternativa viável para enfrentamento da seca. “Já solicitei audiência na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) juntamente com deputado Marcelino Galo, com o objetivo de buscar recursos para perenizar os leitos dos rios. É preciso investir no associativismo para que as políticas na zona rural sejam efetivas”, disse, solicitando o apoio do Banco do Brasil para o financiamento das barraginhas e de barragens de grande porte.

O exemplo de Rio de Contas, em Lagoa Grande, o projeto, mais conhecido como barraginhas, foi implantado pelos pequenos agricultores Alberto Souza Santos e Francisco Gonçalves da Silva, surgindo da necessidade de manutenção das lavouras durante a estiagem. A primeira barraginha foi construída no leito do Rio das Contas há doze anos, utilizando as pedras do próprio rio, tem 70 metros de largura e foi a pioneira da região, "é um modelo que pode ser aplicado em nosso município" segundo o vereador Gildásio. Lá foi construída uma pequena barraginha por esses dois agricultores sem nenhum apoio do prefeito na época, a partir do governo Lula, eles receberam o crédito do Pronaf Semi Árido, o que fez melhorar bastante aquela região.

Hoje aqui, alguns dizem que o médico só vai uma vez por mês na comunidade, mas, antigamente era uma vez a cada dois anos. O que nós estamos vendo, é uma política do prefeito Guilherme, que desde os primeiros anos promovendo o retorno do campo para seu local de origem, oferecendo saúde, educação, transporte, luz para todos, aguadas. Tudo isso é fundamental para o homem do campo. A boa agora notícia é que em Vitória da Conquista já tem o crédito do Pronaf Semi Árido, com juros de 1 por cento ao ano, 10 anos para pagar com até 5 anos de carência, informou o gerente geral do Banco do Brasil, senhor Valdir Canguçu, recursos principalmente para água.

Fotos da visita em 18 de março de 2009, esse é o exemplo apresentado ao então deputado federal Guilherme Menezes, em 2003, através do trabalho competente e incansável de Alfredo Correia Neto, grande liderança que muito tem ajudado o município de Rio de Contas.

Com informações do Ação Popular/Vereador Gildásio Silveira

Nenhum comentário: