terça-feira, 26 de julho de 2011

Fotógrafo André François inicia seu novo projeto: um documentário sobre as mulheres brasileiras

Mães, donas de casa, profissionais de sucesso, garotas descobrindo a juventude, senhoras ativas, mulheres vitoriosas. Ao longo de seis anos documentando a saúde no Brasil e no mundo, o fotógrafo André François se deparou com as mais diversas histórias de grandes mulheres. Mulheres que, diante dos obstáculos da vida, não se deixaram abater e superaram todos eles.

Cada uma dessas lições de vida inspirou o fotógrafo a falar sobre a mulher. Assim, André François inicia seu novo projeto, um documentário sobre a superação e a força que a mulher tem diante da vida. “Nesses anos, conheci mulheres incríveis, que ultrapassaram barreiras como preconceitos, machismo, violência, falta de proteção. Muitas venceram a violência doméstica, a cansativa dupla jornada de trabalho, a delicada questão do câncer, entre outras dificuldades. Diariamente, elas superam o desafio de ser mulher no Brasil e é isso que eu quero mostrar com este novo trabalho”, explica o foto documentarista.

Para contar essas histórias, o documentário, patrocinado pela empresa farmacêutica MSD, abordará questões como a maternidade na adolescência, a violência doméstica, e o câncer de mama e de colo de útero, grandes temas que circundam a saúde da mulher brasileira. Além disso, o projeto também mostrará a mulher na família, que acumula os serviços de mãe, dona de casa e ainda trabalha fora, e a mulher na terceira idade.

“Quero descobrir histórias de incríveis mulheres para mostrar para outras e para nós, homens, a força que elas têm diante da vida. Pretendo que elas passem suas mensagens para que todos possamos aprender com as suas experiências. Eu, como fotógrafo, sou apenas o meio de comunicação. Elas são as protagonistas”, diz André.

Em uma ação inédita, o fotógrafo criará um blog do documentário, para que as pessoas possam acompanhar como um projeto seu é desenvolvido: “A ideia é fazer com que os visitantes do blog possam acompanhar o desenvolvimento de um projeto e seus bastidores. Realizar um trabalho como esse exige muita pesquisa e planejamento, em um primeiro momento, e, em outros, você tem que se deixar levar pelas histórias”.

Com o projeto, André percorrerá as cinco regiões do país. Já esteve em Kikretum, no Pará, documentando as indígenas da tribo Kayapó; em Anápolis, Goiás, no centro-oeste do Brasil, onde conheceu interessantes histórias de superação; em Sorocaba, São Paulo, em que o fotógrafo retratou jovens mães de uma organização da região; em Fortaleza, Ceará, onde esteve com Maria da Penha, farmacêutica vítima de violência doméstica que deu nome à lei de proteção às mulheres; e em Serra Talhada, no Pernambuco, em que retratou trabalhadoras rurais sindicalistas. O próximo campo de André acontecerá nas cidades da região de Rio de Contas, Lençóis e Palmeiras, onde conversará também com Cybele Amado, fundadora do Instituto Chapada, referência na área da Educação. André estará na região entre os dias 28 de julho e 09 de agosto.

“Falar da força da mulher pode ajudar outras mulheres que vivem a mesma situação a superar suas limitações. Expor essas histórias em sensíveis imagens é a minha homenagem a elas”, conclui o fotógrafo.

ANDRÉ FRANÇOIS

André François, 44 anos, depois de um longo percurso na fotografia, criou em 1995 a organização ImageMagica, com o objetivo de utilizar o poder da imagem para desenvolver a percepção e a reflexão sobre temas de interesse público, visando a transformação social. Por esse trabalho, recebeu o prêmio da III Conferência Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde, e foi finalista do Prêmio Empreendedor Social 2006, iniciativa da Fundação Schwab em parceria com o jornal Folha de S.Paulo.

Desde 2005, constrói um abrangente caleidoscópio de imagens sobre a saúde, registrado nos livros: Cuidar – Um documentário sobre a medicina humanizada no Brasil (2006), A curva e o caminho – Acesso à saúde no Brasil (2008), Escolher e viver – Tratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos (2009), e De volta para casa – Um documentário sobre o tratamento domiciliar no Brasil (2010). Em consequência dos trabalhos realizados, André recebeu importantes prêmios, como o primeiro lugar da Fundação Conrado Wessel, em 2008. No ano seguinte, a Coleção Pirelli/Masp de Fotografia adquiriu imagens de seu portfólio e o homenageou com uma sala especial. Sua metodologia foi reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, Petrobras e Unesco.

Um comentário:

ImageMagica disse...

O blog já está no ar: www.fortesmulheres.org.br
Acompanhe as histórias de incríveis mulheres!