terça-feira, 3 de agosto de 2010

Artesãos comemoram resultados da terceira edição da rodada de negócios

Da Agecom

Após dois dias de negociação bem sucedida direta entre artesãos e empresários, foi encerrada nesta quinta-feira (29), a terceira edição da Rodada de Negócios, com um saldo de vendas que manteve as boas marcas dos anos anteriores e deixou satisfeitos todos os participantes.

O evento foi realizado no Hotel Mercure, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, e reuniu 32 compradores de todo o Brasil e 40 artesãos baianos, representantes de 21 comunidades artesanais do interior da Bahia, onde o Instituto Mauá e o Sebrae, responsáveis pela promoção, desenvolvem atividades, como cursos de capacitação e aquisição de produtos.

Novos mercados
“Nós, habitualmente, temos contato com pequenos lojistas e, num evento desses, além de trabalhar com as grandes redes de lojas, com um potencial de compra muito maior, descobrimos novos mercados. Então, pra nós, foi muito gratificante e estamos tendo um retorno muito bom”, comemorou a presidente do Bem Bahia Arte e Artesanato, Selma Santos.

O presidente da Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho, Denisval de Souza, que participou do evento pelo segundo ano consecutivo, também estava feliz com os mais de R$ 2 mil em vendas e a expectativa de negócios futuros. “A gente ainda vai negociar pedidos de encomendas, e os clientes têm se mostrado empolgados para fechar novos negócios”, afirmou.

Além de Maragogipinho, a terceira Rodada de Negócios reuniu associações dos municípios de Santa Brígida, Esplanada, Nova Soure, Saubara, Entre Rios, Valente, Rio de Contas, Vitória da Conquista, Rodelas, Iaçu, São Sebastião do Passe e Lauro de Freitas.

Participaram ainda artesãos autônomos de Salvador, que tiveram a oportunidade de comercializar suas peças frente a frente, sem qualquer intermediação, com lojistas de toda a Bahia e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Brasília, Rio Grande do Norte e Ceará.

“A avaliação dos empresários também foi fantástica. Primeiro, porque aumentamos o tamanho do evento e, a partir de pesquisa feita junto a consultores de mercado, desenvolvemos novos produtos; inclusive, com a possibilidade de criar peças exclusivas para cada lojista, com pequenos detalhes com a cara da empresa, dentro do que o cliente pede, criando pequenas diferenças sem descaracterizar o artesanato”, destacou a consultora do Sebrae/BA, Marília Falcão. Para ela, a parceria do órgão com o Instituo Mauá é fundamental para o sucesso do evento. “O Mauá é imprescindível; é parceiro nosso já há algum tempo, nos apoia em tudo, e têm artesãos que enriquecem com a diversidade e qualidade de produtos”, ressaltou.

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