sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Rio de Contas já está em clima de Carnaval

A cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, já está em ritmo de festa desde o último dia de 6 de janeiro, quando foi realizado pelo Projeto Mandú o primeiro pré-carnaval do município, com marchinhas e desfile de máscaras e caretas. De lá pra cá, foram mais quatro domingos de pré-carnaval (13/01-20/01-27/01-03/02) também organizados pelo Projeto Mandú.

Aprovado no edital de culturas populares do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, o Projeto Mandú, proposto pela Ong Oásis e Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos, tem por objetivo a revitalização do carnaval tradicional de Rio de Contas e o estimulo à diversidade cultural da mais expressiva festa cultural da cidade.

De acordo com a página oficial da organização, o Projeto Mandú “visa realizar oficinas de máscaras, bonecos, bonecões, fazer cinco pré-carnavais aos domingos até o carnaval, o pequi elétrico, a lavagem do coreto e um bloco de bonecões, caretas e máscaras com todo material confeccionado nas oficinas”.

A iniciativa vem realizando parcerias com os artistas locais, como Pedro Souza e seu Humberto, com o intuito de fortalecer as ações culturais do município. “A intenção do projeto é promover a participação da população local numa festa popular de grande importância cultural”, revela a página.



Homenagem ao boneco Mandu

O nome do projeto é em homenagem a Mandu, um personagem assustador que tem como chapéu uma peneira. O boneco aparece sempre nos carnavais de rua na Bahia e desfila com os braços abertos e trajando um paletó desajeitado. No Recôncavo baiano, por exemplo, é comum usar a expressão “Lá vai o mandu!”.

“O Mandu é aquele boneco estranho que tem no carnaval, o que coloca uma peneira na cabeça e enrola com um lençol. Os mais antigos dizem que a palavra Mandu significa problema, confusão, coisa feia, estranha, mas só me atentei para esses detalhes depois de ter dado o nome [ao projeto], e fiquei feliz em saber de Mandu, sobre sua história e como isso reverberou no nome do projeto. Acabou sendo uma homenagem sem ter sido planejada”, explica a idealizadora e coordenadora do projeto, Rosa Griô.





Programação do carnaval tradicional do Projeto Mandú

06/02 – Abertura do carnaval oficial, em parceria com a prefeitura municipal de Rio de Contas e Espaço Nordeste, com pequi elétrico e rei Momo – bandas Sussa e Amigos de Rosalino, às 20h, na Praça da Matriz.

08/02 – Lavagem do coreto – cortejo nas ruas, a partir das 18h, com saída no Ponto de Cultura.

10/02 – Cortejo nas ruas com o bloco dos bonecões do Mandú e do artista Humberto e banda Amigos de Rosalino.

12/02 – Pequi elétrico e cortejo na praça com com todos os blocos – Os Mascarados, Mandú, seu Humberto e a banda Sussa.

As informações são do Livramento Diário

Nenhum comentário: