sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Já é Carnaval em Rio de Contas


Após muita expectativa, o carnaval começou, oficialmente, nessa quarta-feira (06), na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O Rei Momo com as princesas e rainhas acompanhados pela banda de sopro Amigos de Rosalino abriram a festa momesca da cidade, que comemora, nesta edição, cem anos de folia.


O grande destaque da noite, no entanto, foi para o Piqui Elétrico, do Projeto Mandú, organizado pela Ong Oásis e Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos. Ao som da guitarra elétrica da Banda Sussa, tocando Dodô e Osmar, o Piqui Elétrico reviveu tempos antigos e encantou os jovens, velhos e crianças. Construído com a ajuda da comunidade, o Piqui Elétrico sairá ainda mais dois dias neste carnaval.

Para a noite desta quinta-feira (07), segundo dia de folia, estão previstos o arrastão dos fantasiados pelas ruas da cidade e o Baile a fantasia no Clube Riocontense.

Já a programação do Projeto Mandú, paralela à programação oficial do carnaval realizado pela prefeitura de Rio de Contas, retorna nesta sexta feira (08) com o resgate da lavagem do Coreto, que acabou ficando para trás nos festejos carnavalescos atuais. O Projeto Mandú está reconstruindo uma réplica do coreto para a brincadeira da lavagem, que funciona jogando água uns nos outros, conforme costume herdado do Entrudo Português, nas festas do século XVIII.

Pré-carnaval

A cidade de Rio de Contas já está em ritmo de festa desde o último dia de 6 de janeiro, quando foi realizado pelo Projeto Mandú o primeiro pré-carnaval do município, com marchinhas e desfile de caretas e máscaras. De lá pra cá, foram mais quatros domingos de pré-carnaval (13/01-20/01-27/01-03/02) também organizados pelo Projeto Mandú.


O próximo passo dos organizadores do projeto agora é a realização do carnaval tradicional nos dias 06, 08, 10 e 12 de fevereiro, paralelo à programação oficial do carnaval realizado pela prefeitura de Rio de Contas.

Carnaval da paz e da alegria

Datado do início do século XX, o tradicional Carnaval de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, é considerado pelos foliões de vários cantos do Brasil e do mundo uma das festas mais animadas e seguras da Bahia, com ausência até mesmo de ocorrências policiais. Todas as gerações podem brincar e se divertir com tranquilidade tanto no palco principal, na Praça da Matriz, com as bandas de axé e pagode, quanto no palco alternativo, com as saudosas marchinhas dos antigos carnavais representados por artistas da terra.

O evento começa numa quarta-feira e só termina uma semana depois, mais precisamente na madrugada de quarta-feira de cinzas, quando, finalmente, o Rei Momo sai de cena e a pacata cidade, de pouco mais de 10 mil habitantes, volta ao seu ritmo normal.

O Carnaval de Rio de Contas se diferencia de grande parte dos outros carnavais baianos por ter em sua apresentação bonecos gigantes, marchinhas, desfile de fantasias, concursos de máscaras e a lavagem da Escadaria de Santana acompanhado pelo Grupo Amigos do Rosalvo. Além do mais, quem vai a cidade histórica de Rio de Contas fica encantado com suas praças e ruas de pedra amplas, arquitetura barroca preservada, com suas igrejas históricas e casarões antigos, e com seus pontos turísticos tradicionais como a Cachoeira do Fraga e a Ponte do Coronel.

Com o cancelamento do carnaval de vários municípios baianos por causa da estiagem, a cidade de Rio de Contas espera atrair um número recorde de foliões entre os dias 6 e 13 de fevereiro deste ano, data prevista para a realização da Festa do Momo.

Confira a programação oficial divulgada pela prefeitura de Rio de Contas:

06/02 – Abertura do Carnaval; Desfile com o Rei Momo e foliões pelas ruas da cidade animado pela Banda Amigos de Rosalino. Concentração no Espaço Nordeste às 20h

07/02 – Arrastão dos fantasiados pelas ruas da cidade; Baile a fantasia no Clube Riocontense

08/02 – Baile Vermelho e Preto na Pizzaria Quintal

09/02 – Show com várias bandas no Palco Axé e Tradicional

10/02 – Massicas Indoor; Desfile dos Mascarados; Baile Infantil na Praça da Matriz; Show com várias bandas no Palco Axé e Tradicional

11/02 – Desfile das Baianas; Lavagem das Escadarias da Igreja Santana; Festa de camisa dos Playboy’s; Shows com várias bandas no Palco Axé e Tradicional

12/02 – Concurso de Mascarados; Baile Infantil na Praça da Matriz; Show com várias bandas no Palco Axé e Tradicional

Atrações musicais reveladas pelo presidente da Comissão Organizadora do Carnaval: Lordão, Abadaba, Renan Moreira, Badaleira, Madeirada, Neide Vital, Banda Sem Limite, Maderada do Arrocha, Preto Bom e Fábio Souza, Caldo de Cana, Free Axé, Na Pegada e Max e Léo.

Confira a programação paralela divulgada pelo Projeto Mandú:

06/02 – Abertura do carnaval oficial, em parceria com a prefeitura municipal de Rio de Contas e Espaço Nordeste, com pequi elétrico e rei Momo – bandas Sussa e Amigos de Rosalino, às 20h, na Praça da Matriz.

08/02 – Lavagem do coreto – cortejo nas ruas, a partir das 18h, com saída no Ponto de Cultura.

10/02 – Cortejo nas ruas com o bloco dos bonecões do Mandú e do artista Humberto e banda Amigos de Rosalino.

12/02 – Pequi elétrico e cortejo na praça com com todos os blocos – Os Mascarados, Mandú, seu Humberto e a banda Sussa.

Com informações do Livramento Diário

Nenhum comentário: