domingo, 13 de junho de 2010

Rapidinhas de Rio de Contas

Do Blog do Ricardo Stumpf

Zofir

A destruição da Nega do Zofir, obra de arte pintada sobre uma pedra às margens da estrada Livramento-Rio de Contas, apenas revela o descaso com que a cultura é tratada no município.
O Acervo do fantástico artista riocontense Zofir Brasil continua abandonado, deixado por conta da família, como se aquele não fosse um patrimônio de todo o município.
A Nega do Zofir deveria ter tido algum tipo de conservação e tombamento, para que fosse evitada sua ruína. Existem outras obras do artista pintada em pedras, na mesma estrada. Será que elas vão passar a merecer alguma onservação?Essa é a cidade baiana da cultura abandonada, ou melhor, vendida para os fariseus do turismo.

Crimes ambientais

Lixão de Rio de Contas: o outro lado do paraíso

Muita reclamação na Associação dos Pequenos Produtores Rurais, pela atuação de fiscais ambientais do IMA, sob supervisão da Secretaria local do Meio Ambiente.
Muita arrogância e violência contra os pequenos agricultores, mas o maior crime ambiental do município, o lixão, cometido pela própria Prefeitura, não é objeto de fiscalização e multa. Como sempre é fácil ser duro com quem não tem poder político.
Abrem-se porteiras, invadem-se residências, sem mandado judicial e até destampar panelas pra ver se estavam cozinhando caça ilegal já fizeram. Enquanto isso, não temos uma gaiola para guardar embalagens de agrotóxicos no município, nem uma política para incentivar a agricultura orgânica. Isso é o que dá entregar o meio ambiente para ongueiros, com visão fragmentada, incapazes de formular uma verdadeira política pública.

Teatro
Projeto de reforma e ampliação do Teatro São Carlos

Incluída no PAC das cidades históricas, será liberada verba para reforma e ampliação do Teatro São Carlos. O blog Notícias de Rio de Contas e outros meios divulgaram a notícia.
Naturalmente ninguém se lembrou que o projeto arquitetônico é meu e que a inclusão do teatro no PAC é fruto de uma luta minha dentro e fora do IPHAN e, faça-se justiça, uma luta começou por iniciativa de Jorge Sá, que elaborou o primeiro dossiê sobre o teatro e o entregou em mãos ao governador Jaques Wagner, já com o projeto.Agora o mérito é da Prefeitura?
Reclamam das minhas críticas, mas se essas coisas estão acontecendo é porque pessoas se empenharam para consegui-las, apesar do notório desinteresse dos nossos atuais gestores.

Política

Correm rumores insistentes na cidade da aproximação entre Dr. Pedro (DEM) e Neto do PT local, ou melhor, da facção que controla o PT atualmente, pois parte do partido está no governo de Márcio.
Se houver um fundo de verdade nisso, corremos o risco de ver uma polarização entre um candidato apoiado pelo PT e o DEM, contra o PMDB de Márcio, que por sua vez é ex-PT.
Parece que não existem mais partidos, idéias nem princípios, Tudo virou uma salada geral, um leguedê político. E a população como é que fica?

Abraço a todos

Ricardo Stumpf

5 comentários:

Anônimo disse...

Altemar,
Tive acesso às informações sobre o comentário Política - no Blog do Ricardo Stumpf no dia 29/06/2010, porém já sido abordado por outras pessoas sobre o assunto. Quando li no Blog vi que a MENTIRA já estava criando ramificações. Veja a resposta que emiti:
ELEIÇÕES 2010

Em reunião realizada no dia 03/06/2010, em Rio de Contas BA tiramos as seguintes resoluções sobre apoio a candidatos na próxima eleição do dia 03.10.2010:

- reafirmamos o firme propósito de eleger a companheira Dilma Rousseff presidente do Brasil, reeleger o companheiro Jaques Wagner governador da Bahia e eleger os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Matta.
- estamos indicando os companheiros do PT Valmir Assunção para deputado federal e Marcelino Galo para deputado estadual.
- respeitando o princípio democrático que norteia o PT, reconhecemos a liberdade dos filiados de escolherem outros nomes do nosso partido.

CARLOS CESAR OLIVEIRA CORREIA – Presidente
REGINALDO SANTOS CASTRO – Presidente eleito

Regis Castro

A identificação deve ser falipt não calipt

Anônimo disse...

Muito bôa a resposta. É muito triste esta falta de profissionalismo nas pessoas que escrevem. Utilizam da maldade e de boatos, ganham o quê com isso, eu ainda acredito nas ações do que nas palavras. E mais o exemplo de cada um é a melhor resposta. Quem cometeu o comete qualquer coisa errada não pode tá por ai dando lição de moralidade.

Ricardo Stumpf disse...

Prezados Régis

Obrigado pelo desmentido, isto é o que todos estávamos esperando.

Mas gostaria de responder ao anônimo, que muito "corajosamente" me acusou de falta de profissionalismo, lembrando de que falei em boatos e não em fatos.
Só pra esclarecer, quem me confirmou a existência desses rumores foi um vereador do próprio PT.
Mas parece que o PT de Rio de Contas tem duas cabeças (e duas faces); uma funciona em Vitória da Conquista, totalmente desligada da realidade da cidade e outra funciona dentro da prefeitura, onde os dois vereadores apóiam o governo e tem até uma secretaria (de meio ambiente) nas mãos.
Acho, portanto, que não sou eu que tenho que dar explicações.

Ricardo Stumpf disse...

Prezado anônimo

É fácil acusar os outros e não assinar o nome não é?
Não fui eu que criei o boato sobre a reunião entre o DEM e o PT. Ouvi de muitas pessoas na cidade, inclusive de um vereador do PT que me disse onde, quando e com quem teria acontecido a reunião.
Não tenho culpa se este partido é dividido e tem uma cúpula que mora em Vitória da Conquista, ligada à Guilherme, vereadores que apóiam o governo Márcio e uma pessoa ocupando uma secretaria neste mesmo governo.
É o PT que não se entende. Daí a notícia que uma outra parte desse mesmo PT teria se reunido com o DEM, não seria surpresa nenhuma.

Anônimo disse...

Mais uma vêz provado que prevalece os interesses individuais e não os coletivos. Dois vereadores do PT unidos com o PMDB só para aprovar as coisas para o prefeito, não vemos uma ação em defesa da comunidade. Uma oposição que não aparece, um govêrno que usa os erros do passado como desculpa para continuar errando, e outrso que criticam porquê nãomestão mamando. Tá dificil.