segunda-feira, 14 de junho de 2010

Comunidades Quilombolas serão homenageadas em Salvador

Da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza

Grupo Intersetorial para Quilombos será empossado nesta quarta-feira

Em clima de celebração, será realizada, na quarta-feira (16), no Teatro do Irdeb, no bairro da Federação em Salvador, a solenidade de posse do Grupo Intersetorial para Quilombos. Durante o evento, com início marcado para as 8h, serão feitas homenagens às comunidades quilombolas Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), Barra (Rio de Contas), Bananal (Rio de Contas), Riacho das Pedras (Rio de Contas) e Mangal e Barro Vermelho (Sítio do Mato), que comemoram 10 anos de titulação.


A posse comemorativa deverá contar com a presença de secretários de Estado, gestores municipais, comunidades quilombolas e representações nacionais da Secretaria Especial de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Incra, Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério da Cultura e organizações da sociedade civil de apoio às comunidades quilombolas e do movimento negro, entre outros.


Durante o ato, serão apresentados os membros do Grupo Intersetorial para Quilombos e as ações previstas nas políticas em andamento.


Finalidade - Criado pelo Decreto 11.850/2009, que institui a Política Estadual para as Comunidades Remanescentes de Quilombos da Bahia, o Grupo Intersetorial para Quilombos tem a finalidade de elaborar os Planos de Desenvolvimento e acompanhar a Política Estadual. A iniciativa atende às demandas específicas dos Povos e Comunidades Tradicionais.


Conforme o Decreto 488/2003, as comunidades remanescentes de quilombos são grupos étnico-raciais, reconhecidos segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.


A Política Estadual para Comunidades Remanescentes de Quilombos da Bahia contém dois grandes eixos: a titulação dos territórios quilombolas incidentes em terras devolutas do Estado e a construção dos Planos de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental Sustentáveis das Comunidades Remanescentes de Quilombos, devendo contemplar programas, projetos e ações, com definição de metas, recursos e responsabilidades dos órgãos públicos envolvidos na sua execução.


Participam do Grupo as secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), de Promoção da Igualdade (Sepromi), da Agricultura (Seagri), de Educação (SEC), de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Cultura (Secult), de Tecnologia, Ciência e Inovação (Secti), do Meio Ambiente (Sema), de Saúde (Sesab) e do Trabalho, Emprego e Renda (Setre).


Serviço:


O Quê: Posse do Grupo Intersetorial para Quilombos
Quando: Dia 16 de junho, a partir das 8 horas
Onde: Teatro do Irdeb, Rua Pedro Gama, nº 413, Alto do Sobradinho, bairro da Federação


Programação


8h às 9h – Café da manhã para os quilombolas
09h às 09h15 – Apresentação Cultural
09h15 às 10h – Palestra: História, Identidade e Resistência das Comunidades Quilombolas
10h às 10h15 – Debate
10h45 às 11h30 – Homenagem às três comunidades quilombolas tituladas
11h30 às 12h30 – Ato de Posse
Roda de samba quilombola
12h30 – Almoço


Texto: Leda Albernaz
Ascom/Sedes


Nenhum comentário: