terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Arte Rupestre em Rio de Contas


A notícia abaixo está no Blog "O Paiz" que é um Blog de opiniões e notícias, sobre arte, cultura, política e esportes. Representa a opinião dos seus autores e está aberto à participação dos leitores. O título O PAIZ é uma homenagem ao antigo jornal carioca, cujo último editor, Antônio Alves de Souza, é tio-avô de um dos autores, Ricardo Stumpf Alves de Souza. O PAIZ é a fusão dos blogs Segunda-feira e do Dico editados até o final de 2012. Adriano Araújo e Ricardo Stumpf são os autores do Blog. O endereço do blog é: blogopaiz.blogspot.com.br


Figura zoomorfa pré-histórica, aparentemente representando uma ema.
          A apenas poucos quilômetros da sede do município, no Distrito do Brumadinho, está uma amostra da arte dos nossos antepassados, sobre a chamada Pedra do Cauã, um grande maciço rochoso cuja parte frontal desabou, levando consigo parte das pinturas e das gravuras representadas sobre ele.
          Este painel artístico corre perigo, por não ter ainda sido reconhecido pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, responsável legal pela guarda dos tesouros arqueológicos brasileiros.
Pedra do Cauã

        Apenas os moradores do local tem se esforçado para preservar este monumento, um verdadeiro recado deixado sobre a pedra por nossos ancestrais de milhares de anos atrás. Até agora, nenhum arqueólogo veio visitar o local, cuja visitação está restrita apenas para pessoas conhecidas.

       Com o desbamento da parte frontal, muitas figuras ficaram divididas, em blocos separados. 
     As pinturas predominantes são em ocre, mas também existem algumas na cor vermelho escuro e também gravuras de baixos relevos, semelhantes às encontradas nas itaquatiaras mostradas na edição passada deste blog.
Baixos relevo escavados sobre parte do bloco desabado
     Uma escavação arqueológica, que removesse o entulho do desabamento poderia estabelecer datações e encontrar mais figuras, ocultas pelas camadas de soterramento.
 Pintura deteriorada

     E recuperar partes de desenhos que se desprenderam, recompondo-os e procurando entender a quetradição pertencem, ajudando a reconstruir a pré-história do nordeste brasileiro...

 Desenhos de curvas de rios ou raios solares?
     E procurando desvendar o imaginário destes nossos ancestrais tão remotos, que habitavam esta região há milhares de anos atrás.
    Água corrente?
     E nos deixaram estes recados enigmáticos.
     Atenção visitante, se você conhece este local, por favor não divulgue sua localização. A melhor maneira de protegê-lo é mantendo-o longe da visitação. Se for visitá-lo, por favor não acrescente nada às pinturas, preserve-as.

Nenhum comentário: