segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Situação do esgoto é ainda pior

Estação Elevatória II do sisema de esgoto de Rio de Contas: moradores se queixam de mau cheiro

O sistema de esgotamento sanitário da cidade histórica de Rio de Contas, Bahia, inaugurado em 22 de janeiro pelo governador Jaques Wagner, não está funcionando satisfatoriamente, oferecendo risco também para a própria população local. Um morador que pediu para não ser identificado disse que há suspeitas de que as estações elevatórias não estão bombeamento os dejetos para a estação de tratamento, que fica acima do nível da cidade.

Esse morador se queixa de que, às vezes, ele e sua família não conseguem dormir, devido ao mau cheiro, que tudo indica é exalado da estação elevatória e dos bueiros próximo à sua casa. Com a suspeita de mau funcionamento das elevatórias, a população teme que, além do mau cheiro, haja o refluxo dos próprios dejetos para as ruas e, no caso extremo e mais perigoso, até mesmo para as residências.

O sistema é composto de rede coletora, que capta os dejetos nos imóveis – residências, casas comerciais, hotéis, clínicas etc. – e os transporta para duas estações elevatórias. Estas estações, através de bombeamento, deveriam levar os dejetos para a estação de tratamento. Como tudo indica que isso não vem ocorrendo satisfatoriamente, a sujeira acaba refluindo para os pontos de origem.

Segundo moradores, para evitar o refluxo e o mau cheiro, a Embasa estaria abrindo as elevatórias e despejado os dejetos in natura no Rio Brumado, ampliando a desastre, pois seguem rio abaixo, passando pela Cachoeira do Fraga, em Rio de Contas, e Cachoeira de Livramento. Um arquiteto da cidade, que trabalhava no Iphan, alertou, bem antes da inauguração, para esse risco, mas não foi ouvido.

Essa teria sido uma das razões pelas quais foi evitada a inspeção da obra, pelo governador, pelo que este também não se interessou, apesar da importância atribuída ao empreendimento. Jaques Wagner deu o sistema por inaugurado de cima de um palanque, no centro de Rio de Contas. O problema poderá se agravar no Carnaval, quando os visitantes multiplicarão a população da cidade.

Despejo e saída de esgoto (fotos pequenas). Esgoto corre para o rio (foto grande) em Rio de Contas
Fonte: Mandacaru da Serra

2 comentários:

Anônimo disse...

Coitadinho de seu Emanuel!!!Eu não queria estar na pele dele.Deve ser realmente horrível!.Só queria dizer que prá minha residência foi muito bom o sistema.Acho que a cidade não está reclamando tanto não.E em qualquer cidade que tem rede de esgotamento sanitário,tem o mesmo cheiro.Não seria só privilégio de Rio de Contas.Mas acho que no caso dele é pior,pois o suspiro ficou próximo à sua casa!!!

Anônimo disse...

Essa ft que mostra o riacho poluído desaguando no rio ,não é de hoje.Isso existe há anos.Não é do sistema de esgotamento sanitário.Todos sabem que o rio é poluído,desde sempre.Agora atribuir tudo isso ao sitema de esgoto é uma brincadeirinha de mal gosto.