quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lombada ainda está fora do padrão

Os prepostos do Derba (Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia) refizeram os quebra molas que estavam sendo construídos no trecho dos Valérios da “Estrada Parque”, que liga Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a Rio de Contas, porque estavam com 18 cm de altura, em desacordo com o art. 3º da Resolução 39/98 do CONTRAN (Conselho Nacional do Trânsito), que diz:

Art. 3º As ondulações transversais às vias públicas denominam-se TIPO I e TIPO II e deverão atender aos projetos-tipo constantes do ANEXO I da presente Resolução. Deverão apresentar as seguintes dimensões:

I - TIPO I:
a)largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de
drenagem superficial;
b) comprimento: 1,50
c) altura: até 0,08m.

II - TIPO II:
a)largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de
drenagem superficial;
b) comprimento: 3,70m;
c) altura: até 0,10m.

Mas os motoristas ainda estão reclamando, dizendo que o refazimento não corrigiu totalmente a falha. As lombadas estão, agora, com 12 cm de altura e 2,50 m de comprimento, enquanto a Resolução 39/98 prevê altura de 8 cm e 1,50 m de comprimento para o “tipo I”; e altura de 10 cm e 3,70 m de comprimento para o “tipo II”. As lombadas foram solicitadas pelos moradores do bairro, por se tratar de pista de alta velocidade, com grande risco para a população, principalmente os freqüentadores da igreja que existe no local.

Derba corrigiu lombada que tinha 18 cm de altura
Fonte: Mandacaru da Serra

Um comentário:

Anônimo disse...

OO ENGENHEIROS DO DERBA SERIAM REPROVADOS NO ENEM?
Se para fazer uma lombada o DERBA demora tanto tempo e ainda faz errado imagina para fazer estradas e corrigir falhas como é o caso da BA 148 que liga Livramento a Rio de Contas. Inaugurada com tanta festa, a estrada tem defeitos nas curvas mais perigosas o que causa acidentes fatais. Depois de tantos anos sem manutenção e de muitas mortes os diretores do departamento de estradas da Bahia colocaram placas de sinalização e pensam que o problema foi solucionado. A população reivindica e espera que soluções definitivas quanto à segurança dos que por alí trafegam sejam colocadas em prática ainda antes das eleições. Estamos esperando que os prefeitos de Livramento e Rio de Contas bem como de outros municípios que utilizam a BA 148 façam a sua parte que é cobrar do governo estadual as devidas providências.