segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Famílias de origem portuguesa isoladas no sertão baiano

É a comunidade de Mato Grosso, situada ao norte da sede Rio de Contas, a 18 km no alto sertão da Chapada Diamantina. Compreende áreas recobertas de caatinga e chapadas elevadas com vegetação do tipo gerais, onde o clima é ameno sob uma temperatura que varia de 10.ºc a 32.o c. Numa altitude de 1450m.

O acesso é feito por uma antiga trilha que hoje virou uma pitoresca estrada, parcialmente pavimentada em lajões de pedras, muito mal conservada. A vila tem entre 600 e 800 casas térreas, as quais mantém suas antigas características arquitetônicas. Apesar de se encontrar num vale, as casas foram construídas perpendicular ao leito de uma serra, cortada por pequenos planaltos de forma que a gravidade facilita todas as tarefas do cotidiano.

LONGA TRAJETORIA

A comunidade de Mato Grosso surgiu no final do século XVII, mais precisamente em 1710 o bandeirante Sebastião Pinheiro Raposo descobriu lavras de ouro. As famílias portuguesas Mafra, Silva e Lima, que vieram para antiga colônia portuguesa em busca de riquezas, subiram o leito do Rio de Contas a partir do litoral de Itacaré, numa viagem de aventuras que na época durava meses, até chegar ao Rio Brumado.

Por influência das lavras, se transferiram para o norte,que por muitos anos fora um garimpo promissor. As famílias portuguesas, aclimatadas, pois a temperatura que mais se aproximava da sua região de origem, Mafra em Portugal, resolveram ali permanecer. Em 1718, com a construção da Igreja de Santo Antonio, pelos jesuítas, a sede foi elevada a primeira Freguesia do Sertão de Cima.

DECADÊNCIA

Por volta de 1800, o ouro caiu de produção e com a descoberta de outros garimpos de diamante e ouro no Mucugê, Lençóis e Jacobina, houve êxodo de garimpeiros. Ao longo destes quatro séculos as famílias portuguesas se isolaram de todos, passando de geração a geração casando entre famílias do mesmo grupo étnico, formando um estereotipo onde a maioria dos habitantes tem em comum os traços ligados a altura, rosto, orelhas salientes e nariz , ficando famosos como a comunidade dos brancos.

A marca que realmente identifica esta comunidade é a união das famílias, que realizam os trabalhos agrícolas entre si, por meio da mão de obra familiar, transformando se em uma sociedade agrícola , um exemplo de organização em pleno esteio jacobinense.

ADAPTAÇÃO

A principio com os costumes que trouxeram de Mafra, com a primeira geração, plantavam trigo, arroz e cevada para complementar a cesta de sustento. Ao longo do tempo, a cada geração, as famílias foram se adaptando às culturas regionais e a demanda do mercado que absorvia o excedente da produção de Mato Grosso. Uma comunidade agrícola, cercada por cafezais, pomares e hortas, onde aproveitam um palmo de terra dos quintais para plantar verduras e frutas, transformando o meio urbano numa paisagem especial. As rochas que são abundantes servem para fazer as divisões de áreas assim como para fazer o calçamento das ruas e construções. Apesar da comunidade produzir de tudo, ainda está longe da auto-suficiência, o excedente da produção, é vendido para completar a necessidade de cada família.

CAFÉ

A base econômica é a cultura do café catuí, espécie que não fica muito grande e facilita a colheita, seguida de legumes e frutas que chegam a sair dentre dois a três caminhões semanais para os mercados de outras praças. Na época da colheita do café a mão de obra familiar ficar limitada, assim contrata-se mão de obra das comunidades de baixo que são as vilas de negros do Bananal e Barra que tem uma semelhança com a história do povo de Mato Grosso.

REISADOS

O orgulho dos habitantes da vila é a Igreja de Santo Antônio, construída no século XVII pelos jesuítas e que hoje é palco da festa de Santo Antônio e reisado, quando a comunidade se une em leilão de objetos de valores estimativos para arrecadar fundos de despesas das festas. O feito mais recente foi a eleição de um vereador (Gervásio Mafra), e do vice-prefeito de Rio de Contas (Jonas Mafra), 660 eleitores, demonstrando que mesmo com o tempo a união dos moradores continua firme. A mais recente geração começou a sair da vila em busca de melhores estudos e a explorar outro universo, além dos muros de pedras e dos picos e com isto o surgimento de novas relações, provocando uma renovação genética, mas é muito difícil não encontrar a marca de uma das três famílias, pela região do sertão alto e baixo da Chapada, Mafra, Silva e Lima.

Fonte: Romanegócios

12 comentários:

Anônimo disse...

De onde tiraram essa história???

Anônimo disse...

A união dos moradores continua firme??? que palhaçada, se dependesse daquele povo seu Jonas não estaria nem como Vice, e a Vereadora de lá foi quase uma decepção a votação. Num ponto eles são espertos, não dependem de prefeitura, vivem do sustento próprio e isso, é muito bom.

Anônimo disse...

KAKAKAKAKA cadê o grito de carnaval que anunciou para todo lugar que seria hoje dia 30 de janeiro? A atual comissão provisória começou bem nã´foi? Mas também ...os membros que são! isto aqui esta virando uma merda... é cada governante que faz vegonha!kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

clube ruicontense, não deixe se levar por gardenia e outros ele mentos desta gestão, pois todos são inteiresseiros, principalmente a tal da gardenia que só vive de aproveitos, lembra que ela foi aluna de Bené e de Pedro Reis.

Anônimo disse...

Primeira vez que entro aqui e ja percebo a pobreza desse espaço mal gerenciado! Bate-boca de quem não tem coragem de mostrar a identidade!! Gostaria de ir direto ao que interressa a Rio de contas e sua população.
Gostaria de saber se o prefeito que vem do INSS se propoe a assinar a carteira dos varredores de rua, dando a eles a salário minimo e a oportunidade de alcançar os direitos previdenciários: oportunidade de receber auxilio doença, acidente, aposentadoria por tempo de contribuição etc etc... dentre tantos outros direito que os nossos ilustres e humildes riocontenses merecem? OBS:!!! GALERA SE LIGA!! TEM COISA MUITO MAIS SERIA DO QUE VCS IMAGINAM PASSANDO DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO!! TAL COMO ESSAS QUE COLOQUEI! GOSTARIA DE VER TODOS COMBRANDO DIREITOS SOCIAS PQ NÃO É SO A NOSSA CASA QUE É NOSSA, A CIDADE, A RUA, A CIDADE É NOSSA! VAMOS POR AÍ! ABRAÇOS!!

Anônimo disse...

E vc entra também como anônimo!!!onde já se viu um anônimo falar de outros anônimos???Se liga vc rapaz!!!

Anônimo disse...

FIQUEI SABENDO QUE O PREFEITO DE RIO DE CONTAS SERÁ DENUNCIADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.DESOBEDECE TODAS AS ÓRDENS DA JUSTIÇA.ESTA INFORMAçÃO PROCEDE???

Anônimo disse...

o povinho besta, vai trabalhar rebanho de chacais por isso q r de contas parou no seculo 18 mesquinhos

Anônimo disse...

Deus é o juiz da verdadeira grandeza,porque Êle conhece o coração do homem.GANDHI.

Anônimo disse...

ÊSSE NEGÓCIO DE DENÚNCIA NÃO ACREDITO MUITO NÃO. TEVE GENTE QUE ROUBOU MAIS DE TRINTA ANOS, ACUSAÇÕES DE ASSASSINATO, ROUBO DE DINHEIRO PÚBLICO COMPROVADO COMPROVADO E NÃO DEU EM NADA, IMAGINA UMA BESTEIRA DESSA. QUE NADA, OS POLÍTICOS DO BRASIL QUE DEVERIAM SERVIR DE BASE APARECEM NA TV COM DINHEIRO NA CUECA, MENSLÕES ETC. ENTÃO JÁ ERA.

Anônimo disse...

reboleixion oh reboleixon...
clima pesado em rio de contas em?!
reboleixion oh reboleixion...
um prefeito sem pulso firme (desmunhecado) dando moral a joao de carlito que é um falido(não acrecenta), a adão um sonegador de impostos, a macelo um imbecil que creceu as custas da admnistração passada so pode ta assim mesmo!
fora noedi um loca desvairada que ficou super amississima de fernando pinto que esculhambava com ela!! que legalllllllll
reboleixon oh reboleixon!
vamos deboçar de todos ele no carnaval!!
ehehehehehehe

Anônimo disse...

Será como está o prefeito agora que esta sabendo que o pessoal do sindicato sabe que ele simulou o pagamento do 13º salario e informou ao TCm que esta tudo certo pra aprovar as contas do município? Pensa ai se o pessoal do sindicato tiver mesmo coragem para denunciar e encaminhar a manifestação ao TCM junto com uma cópia do processo...!!! Como ele pode explicar o que aconteceu com as folhas de pagamento dos servidores efetivos do município ter triplicado de novembro para dezembro sem reajustar salários ou mewsmo pagar o 13º... E agora ~João babão como responder isso já que vc gosta de falar d++++++ olha eu sei que o seu telhado é de vidro e é do mais vagabundim que existe viu...Será que o pessoal do sindicato vai mesmo encaminhar a denuncia.... Tomara que sim eu acredito e espero que eles encaminhem mesmo.