sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Operação IBAMA

O Escritório Regional do IBAMA em Vitória da Conquista concluiu o balanço da Operação BIOMA, realizada no decorrer do mês de Outubro com o apoio da CAESG, Companhia da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Os fiscais do ESREG/Conquista aplicaram R$ 2.889.281,20 em multas. As ações abrangeram os municípios de Belo Campo, Rio de Contas, Brumado, Macarani, Itapetinga, Itarantim, Ribeirão do Largo, Encruzilhada, Cândido Sales, Tremedal, Piripá, vitória da Conquista, Anagé e Ninheira-MG, região da Divisa.

Foram embargados 381,66 ha de áreas do BIOMA Mata Atlântica que estavam sendo desmatados, com apreensão de 02 pás carregadeiras. Na Fiscalização de Produtos Florestais foram apreendidos cerca de 60 m³ de madeira, 100 metros de carvão e 03 caminhões. Além disto, em ações de combate à caça predatória foram apreendidas 11 armas e uma moto utilizados nos delitos. Durante a Operação 699 aves silvestres foram apreendidas e encaminhadas ao CETAS, os responsáveis foram autuados.

A Chefe do ESREG, Andréia da Mata Lula considera um balanço positivo, do ponto de vista de combate aos crimes ambientais, pois, segundo ela, a ação foi abrangente tanto em Território quanto à variedade dos crimes ambientais, pois fiscalizou desmatamentos, transporte de produtos florestais, tráfico de animais silvestres ecaça predatória. Do ponto de vista do Meio Ambiente, o saldo é negativo, pois vemos o quanto falta para que a sociedade de modo geral tome consciência dos níveis de degradação aos quais submetemos a natureza, seja para produção econômica, no caso da exploração vegetal, seja para o mero prazer humano de possuir ou matar um animal, no caso da caça e do tráfico de animais.

Fonte: Núcleo de Notícias


Nenhum comentário: