sábado, 24 de outubro de 2009

Rendeiras baianas participam do Salão Internacional do Artesanato

Até domingo (25) mulheres da Cooperativa Artesanal de Rio de Contas estão no evento, em Brasília

Fátima Emediato

Brasília - O tradicional e genuíno bordado em crivo rústico, feito com fios de saco de algodão pelas artesãs da Cooperart-Cooperativa Artesanal da cidade de Rio de Contas (BA), na Chapada Diamantina, é uma das atrações do 2º Salão Internacional do Artesanato. O evento acontece até domingo (25), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, das 10h às 22h. A entrada é franca.

As artesãs levaram para o Salão Internacional do Artesanato em Brasília jogo americano, toalha de mão, centros de mesa e toalha de bandeja feitas em crivo rústico e madeira certificada, saladeiras, cuias e farinheiras feitas com madeira certificada.

A gestora Mônica Rizério explica que durante o Salão as artesãs terão a oportunidade de fazer contatos com futuros compradores e de fechar vendas durante a Rodada de Negócios. A expectativa dos organizadores é de que o Salão, que reúne artesanato de todo o País, movimente cerca de R$ 3 milhões.

As artesãs de Rio de Contas integram o projeto de artesanato do Sebrae/BA recebendo várias capacitações como de associativismo, formação de preços e consultoria de estratégia de abordagem de cultura da cooperação. A presença delas no Salão Internacional do Artesanato é uma parceria do Sebrae/BA com o Instituto Mauá, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia.

Em 2008, graças a uma negociação do Sebrae/BA, pelo projeto Comércio Brasil, as artesãs da Cooperart venderam para a rede de lojas Tok Stok peças em crivo rústico como panos de prato e jogo americano. Este ano as negociações estão sendo feitas com a rede de lojas Le Lis Blanc. Marleide Pinto presidente da Cooperart destaca o importante apoio do Sebrae/BA para o sucesso da negociação. Segundo ela, a instituição contribuiu colocando à disposição da cooperativa um consultor que, além de ajudar na legalização da documentação e na formação do preço das peças, orientou as artesãs na organização da produção.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Um comentário:

Anônimo disse...

direito de resposta.
para toninho mafra.
Rio de Contas está melhor em que?
ou melhor pra quem?
resposta: pra 3.
1º para dr. adão.
2º para joão de carlito.
3º para a família mafra.
ah sim pra esses rio de contas melhorou muito.