sábado, 24 de outubro de 2009

Deputada Marizete em busca de benefícios para os municípios que representa na AL

A deputada Marizete Pereira saiu da audiência com o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Alexandre Brust, no último dia 15 de outubro, com boas notícias para o Curso de Artesanato Mineral de Brumado: A ampliação dos recursos para melhoria e revitalização das unidades de produção. O curso, que já atende 16 alunos, qualifica os jovens brumadenses para o mercado de trabalho. “Entendo que investir em educação, e na profissionalização dos nossos jovens é o maior investimento de um governo, pois estamos promovendo o exercício da cidadania, o desenvolvimento em todas as suas formas”, comemora Marizete.

Programa de Inclusão Social da Mineração

O governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, vem implantando projetos comunitários para a geração de emprego e renda a partir do aproveitamento dos recursos minerais existentes no território dos municípios baianos. Esses projetos são implementados pelo Programa de Inclusão Social da Mineração – Prisma, sob a coordenação da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM.

O Prisma promove, facilita e patrocina o aproveitamento econômico de pequenos depósitos minerais e rejeitos de mineração existentes na região semi-árida da Bahia, através da implantação de núcleos de produção e apoio à extração de recursos minerais, fornecendo suporte técnico, materiais, equipamentos, treinamento da mão-de-obra e executando outras ações necessárias para transformar esses recursos em fonte de ocupação, renda e melhoria das condições socioeconômicas nos municípios baianos.

Artesanato Mineral

O Projeto Artesanato Mineral promove a implantação de núcleos de artesanato mineral para a produção de adornos, bijuterias, estatuetas, e utilitários, aproveitando pequenos depósitos ou ocorrências minerais, tais como o quartzo, amazonita, calcita, jaspe, feldspato ou de rochas como granitos, mármores, quartzitos etc; existentes na região ou disponíveis como rejeitos de pedreiras de rochas ornamentais.

Rio de Contas – Entrega de nove mil alevinos aos pescadores do município, no dia 16 de outubro. Através de uma parceria entre a prefeitura de Rio de Contas e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

Luz para todos em LIVRAMENTO - No sábado, dia 17 de outubro, na localidade de Angu, distrito de Itanagé, inauguração da rede de energia elétrica. A obra vai beneficiar as comunidades de Angu, Barreiro e Capoeira.

Inclusão Digital - Na segunda-feira, dia 19 de outubro, a deputada esteve em audiência com o secretário da Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI), Eduardo Ramos. Na pauta, entre outros assuntos, a implantação de Centros Digitais de Cidadania em Correntina – Caruaru e Coopeduc; Rio do Pires – Varzinha e Ibiajara; Livramento – Monte Oliveira; Rio de Contas – Arapiranga e Umbuzeiro dos Santos e Rio do Antônio – Grupo Jucal, em Umbaúba.

Fonte: Achei Brumado

Nenhum comentário: