sábado, 17 de outubro de 2009

Festival de Lençóis lota hotéis da cidade

A 11ª edição do Festival de Lençóis, que realizada no último final de semana, gerou um grande fluxo de turistas para a região da Chapada Diamantina, lotando os hotéis e pousadas da cidade. O evento teve entre as atrações Toni Garrido, Vander Lee e Jota Veloso.

“A ocupação hoteleira em Lençóis foi de 100%, muitos turistas tiveram que procurar pousadas em cidades vizinhas, além dos campings, que estavam lotados. O público vibrou com Toni Garrido”, disse o prefeito da cidade, Marcos Airton, que classificou o festival como um sucesso. O prefeito falou ainda sobre a segurança do evento, que contou com cerca de cinquenta policiais militares, fora os civis e a polícia rodoviária. “Não tivemos nenhuma ocorrência policial, o festival foi muito tranquilo”, disse.

Para o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, o evento se consolidou como um instrumento de captação de turistas para a Chapada Diamantina. “A ocupação hoteleira se estendeu até Seabra, pois não tinha mais hospedagem, foi um sucesso de público. É muito importante a Bahiatursa patrocinar um evento como esse, que gera um grande fluxo para o estado e movimenta a economia do local”.

A Bahiatursa e Secretaria do Turismo (Setur) montaram um posto de atendimento ao turista com distribuição de materiais promocionais, onde os visitantes puderam obter informações sobre o evento e sobre a região como um todo.

Chapada Diamantina - O coração da Bahia fica, geograficamente, na Chapada Diamantina, distante 472 quilômetros de Salvador. A região é formada pela imponente Serra do Espinhaço, que se estende da divisa da Bahia com o Piauí até Minas Gerais. O local abriga os três pontos mais altos do estado: os picos do Itobira, do Barbado e das Almas.

É nesta região serrana, de topografia diversificada, que nascem rios que formam as três principais bacias do estado: Paraguaçu, Jacuípe e Rio das Contas. São longas extensões de águas cristalinas, que brotam dos cumes, escorrem pelas serras em cachoeiras, deságuam em planaltos e planícies, formando poços e piscinas naturais. A beleza das águas é complementada por uma vegetação exuberante, que mistura espécies cactáceas da caatinga com raros exemplares da flora serrana, especialmente bromélias, orquídeas e sempre-vivas.

A Chapada Diamantina é deslumbrante nos aspectos natural, histórico e cultural, relacionados principalmente com a descoberta e exploração de ouro e diamante na região. O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado em 1985, com o intuito de proteger a área, incentivar a pesquisa científica e o ecoturismo, está sob responsabilidade do Ibama, que conta com o forte apoio local dos moradores na preservação ambiental.

A Gruta da Pratinha, no município de Iraquara, a 470 quilômetros da capital, que tem características das regiões calcáreas, possui um tom azulado e águas cristalinas. O exotismo da Chapada Diamantina chega ao extremo de oferecer, entre os principais pontos de visitação, um cemitério em estilo bizantino, construído no final do século XIX, localizado em Mucugê, a 448 quilômetros da capital.

Além da beleza natural, a Chapada Diamantina oferece várias opções de passeios: caminhadas, banhos refrescantes, mountain bike, cavalgadas, escaladas e circuitos off-road. Tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os conjuntos arquitetônicos de Lençóis, Mucugê, Igatu e Rio de Contas remontam à época do garimpo de diamantes e ouro, com construções do século XIX.

O visitante pode escolher entre diversas atividades como caminhar por antigas trilhas de garimpeiros, fazer trekking nos vales do Capão ou do Paty, rapel e escalada.

Lençóis - Considerada a Capital do Diamante, Lençóis, a 425 quilômetros de Salvador, revela parte da História do Brasil, em ruas de pedra, reduto de casario colonial. Principal destino da Chapada Diamantina, dispõe de uma infraestrutura completa para receber visitantes que podem apreciar eventos famosos como o Festival de Lençóis, realizado todos os anos, entre setembro e outubro, e onde milhares de pessoas se rendem aos mais variados ritmos da música brasileira.

Fonte: Revista Exclusiva

Nenhum comentário: