quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Monopólio da Novo Horizonte atrapalha

Do Blog da Resenha Geral
_______________________________________________

Por Querino Almeida

O Danilo tem razão, o abuso da Viação Novo Horizonte não é de hoje. A falta de concorrência tem permitido que esse desrespeito perdure por muitos anos, mas um dia isso vai ter de acabar, só Deus sabe quando, mas vai.

O problema é o monopólio, pois quando se abre uma brecha para uma nova empresa, o grupo Novo Horizonte cria um novo nome para mais uma de suas empresas e continuar nadando de braçada no mar da falta de concorrência, e tudo isso com a conivência dos governos que entram e saem e dos órgãos que regulamentam o transporte de passageiros no estado da Bahia.
.

Por Danilo Santos Rocha
Advogado - OAB 27.225
(77) 8108-7410

Venho por meio deste, fazer um apelo e uma solicitação. No sábado a noite, estive na rodoviária de nossa cidade para embarcar familiares para a Festa Cristã de Bom Jesus da Lapa. O ônibus estava com saída marcada para as 22:00h de sábado. Como sabemos da dificuldade de encontrar passagem para aquela cidade neste período, compramos os bilhetes com bastante antecedência.
Ao chegarmos à rodoviária as 21:30h, ressalte-se que o horário de embarque era as 22:00h, esperamos pela chegada do ônibus, que aconteceu as 21:50h. Mas a tranquilidade terminava ali, pois a partir de então, o que vimos foi uma total falta de respeito com os passageiros e com todos cidadãos que tinham suas passagens compradas antecipadamente.

O ônibus quando estacionou para o embarque, foi completamente tomado por várias pessoas que também tinham a intensão de se deslocar para a Lapa, sendo que alguns deles eram ambulantes que naturalmente estavam indo aproveitar a época festiva, entretanto, a empresa não tomou qualquer conhecimento dos passageiros que já tinham seus bilhetes comprados, e nem fez qualquer intervenção para que o carro não fosse invadido.Como resultado daquele tumulto, restaram discussões e agressões verbais entre passageiros, entre motorista e passageiros, entre fiscal da empresa e passageiros, e o pior - entre fiscal e o motorista, pois o mesmo dizia que não iniciaria a viagem com nenhum passageiro em pé (cumprindo o que determina a AGERBA).

O ônibus só conseguiu sair às 22:50h, e acredite! Com 30 a 35 pessoas em pé, sem contar que muitos passageiros não conseguiram colocar suas bagagens no compartimento inferior do veículo, e tiveram que levar todos os seus pertences na parte superior do mesmo.

Também aproveito a oportunidade para declarar que ao procurar pela AGERBA, fui informado que o posto de atendimento só fica aberto até às 18:00h, e mais uma , que a AGERBA teria “autorizado o transporte de até 20 passageiros em pé” - palavras dos funcionários da Novo Horizonte, o gerente de nome José Alves, que transmitiu a informação por telefone ao fiscal, pois este estaria em casa naquele horário.

Agora meu amigo, levanto alguns questionamentos, e solicito uma análise sensata do que vivenciamos no sábado-01/08/2009.

- Pode um passageiro que adquire um bilhete antecipada e preventivamente ficar sem viajar por desorganização e desrespeito da empresa?- Pode a empresa Novo Horizonte permitir que seu veículo seja invadido por pessoas não autorizadas e não coibir tal atitude?

- Pode um passageiro levar as suas bagagens no interior do veículo, por estarem abarrotados os compartimentos de bagagens, sendo que eram mercadorias de pessoas que nem bilhetes comprados tinham?

- Pode um ônibus intermunicipal enfrentar o verdadeiro RALLY DOS SERTÕES (viajar de Conquista à Bom Jesus da Lapa), com aquela situação em que se encontra a estrada, com 30 a 35 pessoas em pé?- Pode a AGERBA permitir que exista mais de uma regulamentação para o número de passageiros a serem transportados em cada ônibus?

- Pode um posto da AGERBA funcionar como se fosse no horário da CDL?- Pode um ônibus sair de Vitória da Conquista para Bom Jesus da Lapa completamente irregular, com excesso de peso(bagagens) e de passageiros, sem qualquer segurança para o usuário?

- Pode alguém reclamar quando os graves acidentes acontecem?- e por fim Pode um cidadão ver tudo isso e ficar calado? Essa eu respondo, NÃO PODE!!! E não me calo! Sei que esta empresa vive cometendo irregularidades, e todos sempre falam: A NOVO HORIZONTE é assim mesmo.
Para mim não, chega de desrespeito com o cidadão, chega de conformidade! Por isso, confiando em sua voz tão impostada diante da legalidade e cidadania, peço a sua ajuda para tentarmos minimizar problemas, e também a salvar vidas.

Nenhum comentário: