segunda-feira, 13 de abril de 2009

Bispo leva ao Governador reivindicação de faculdade para a cidade de Livramento

O bispo diocesano de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Dom Armando Bucciol, teve uma audiência especial, recentemente, com o governador Jaques Wagner, a quem entregou um documento em forma de “abaixo-assinado”, com 6.654 assinaturas, reivindicando uma faculdade para o município.

Ao justificar o pedido, o bispo mostrou a realidade da juventude em Livramento e municípios vizinhos, onde centenas de jovens inteligentes e capazes não têm condições econômicas de sair para estudar, e que uma instituição de ensino superior na região beneficiará cerca de 150.000 a 200.000 pessoas.

No encontro, do qual também participaram a secretária municipal Suzete Spínola e a deputada estadual Marizete Pereira, foi mostrado ao governador que Livramento cresceu muito, nos últimos anos, tornando-se um importante pólo de desenvolvimento. E os cursos poderiam versar sobre agropecuária, mineração, turismo, química ou outros que levantamento apropriado indicasse.

Na sua exposição, Dom Armando salientou que não vê “uma faculdade apenas como distribuidora de diplomas, mas como um centro de propulsão cultural, um lugar que favoreça o pensamento, o desenvolvimento intelectual e a herança cultural, tal como é a razão primordial de ser de uma Universidade”. O documento entregue ao governador teve o apoio, na forma de moção, da Câmara de Vereadores local.

Depois de ouvir, com muita atenção, as palavras do bispo, o governador reconheceu a necessidade e disse que seria mais viável um Campus da UESB ou até mesmo da UFBA e não da UNEB, como tinha sido proposto no abaixo-assinado. Alegou dificuldades financeiras da Universidade Estadual. Não chegou a garantir nada, sob o argumento de que precisava analisar tudo o que foi apresentado para então dar uma resposta.

Fonte: O Mandacaru da Serra

Nenhum comentário: