quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Rio de Contas também é destaque na cidade de Sorocaba - SP

Apesar do erro no título com o nome da cidade agradecemos pela lembrança. Confira a matéria:

Rio das Contas: natureza, aventura e história

Considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia, tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a cidade de Rio de Contas, com suas ruas largas e floridas, ladeadas por casarões coloniais, reúne um raro Acervo Público com cartas de alforria, sentença eclesiástica e certidões de escravos originais.

Dentre as construções centenárias, estão os prédios do Paço Municipal, a antiga Casa de Câmara e Cadeia - onde funciona atualmente o Fórum -, a antiga Casa de Fundição, as igrejas matriz do Santíssimo Sacramento e de Santana (ambas do século XVIII), as capelas de Bom Jesus da Lapa e de São Sebastião (ambas do século XIX), e o teatro São Carlos - único construído na Chapada.

Situada a 1.200m de altitude, Rio das Contas encanta, também, pela impressionante diversidade de sua flora: já foram catalogados 100 tipos de flores não-identificadas, além das mais de mil espécies vegetais diferentes. A cidade oferece o autêntico turismo ecológico, em meio a um clima agradável de montanha.

O destaque fica por conta do Pico das Almas, um dos mais altos pontos do estado, com quase 2.000m, e que abre a uma vista maravilhosa dos grandes vales verdes recortados por rios, montanhas e pedras. A aventura inclui, ainda, acampamento no santuário ecológico do Largo do Queiroz, escaladas e trekking por riachos e matas.

A bela cachoeira do Fraga; a ponte do Coronel; o povoado de Mato Grosso, com suas flores e hortaliças; e a Estrada Real que leva a Livramento, construída com grandes pedras regulares, há 300 anos, por escravos, são outros bons motivos para conhecer Rio de Contas.

Cachoeiras
Primeira cidade planejada do Brasil, Rio de Contas mescla o patrimônio arquitetônico colonial com vales de flora exótica, rios, poços e cachoeiras nos maiores picos de altitude do Nordeste.

Mais próxima da cidade, 12 km abaixo da serra que separa Rio de Contas de Livramento, a Cachoeira do Brumado, do alto dos seus 70 m de altura, forma uma espetacular queda d'água com quatro saltos em seqüência. Na trilha até a cachoeira, vestígios da antiga estrada real que ligava Rio de Contas a Livramento no período de exploração do ouro. O local é ótimo para nado.

Um dos principais cartões postais da cidade, a Cachoeira do Fraga fica na saída do município, do lado direito da estrada que vai para Livramento do Brumado. Formada pelo Rio Brumado, tem vários saltos que caem em bacias moldadas pela natureza em três níveis diferentes. Também é ideal para nadar.

Fonte: Portal Sorocabano

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, ficamos com a "pulga atras da orelha" quando publicamos a reportagem, pois achamos as duas formas e, infelizmente, optamos pela errada, mas estamos corrigindo, afinal de contas (ou seria afinal das contas) errar é humano.