sexta-feira, 15 de maio de 2015

Transparência Pública: os gastos do Governo da Bahia com propaganda

Bahia: Terra-Mãe do Brasil. Esse é o slogan do novo Governo que assumiu em janeiro a administração do Estado. O vídeo aqui compartilhado está sendo veiculado nos últimos dias em emissoras de TV e portais de internet. Também deve estar sendo veiculado em outras mídias. Um comercial de extrema qualidade, com paisagens incríveis, povo sorridente, água para todos os lados, agricultura verde, metrô funcionando, aviões decolando, crianças correndo, médicos atendendo pessoas, ferrovias em construção, professores em sala de aula, polícia na rua (um policial até aparece carregando um cadeirante), indústrias produzindo, torres de energia eólica, orquestra em apresentação. Tudo muito bonito e arrumado! A música de fundo é do tipo que lhe deixa hipnotizado e nos faz orgulhar das "belezas" de nosso Estado. Não podemos esperar outra coisa outra coisa de uma propaganda cujo objetivo acredito ser apenas "estético". Não há uma mensagem objetiva e direta.
Mas o que chama atenção é o momento em que ele é exibido. Momento em que o Governador assume querendo dar ao seu governo um ar de austeridade e redução de gastos. Momento em que propõe aos servidores do Estado um aumento abaixo da inflação. Momento em que as Universidade públicas entram em greve por conta do "arrocho no orçamento". Um grupo político que sempre criticou as gestões passadas pelo expressivo volume investido em propaganda. Acredito que inúmeros hospitais e escolas poderiam ser construídos com esses recursos. E quem paga essa conta? TODOS NÓS.
O que fazer? buscando um direito que a lei nos assegura, abrimos uma ocorrência na Ouvidoria Geral do Estado com o seguinte teor: "Considerando a Lei de Acesso à Informação, e o mais recente comercial do Governo do Estado da Bahia (muito bem elaborado por sinal) que está sendo veiculado em redes de TV e que tem como tema o enaltecimento do Estado e do seu povo, gostaria receber informação sobre: Agência contratada e valor pago; órgãos/veículos em que estão sendo exibidos e valores pagos respectivamente a cada um deles."
Estamos no aguardo da resposta. Assim que responderem, compartilharemos aqui.
Como cidadãos não podemos fechar os olhos a tamanha afronta com o nosso dinheiro. São nossos recursos que estão sob administração de um grupo que tem por obrigação zelar pela correta aplicação dos mesmos. Só seremos um Estado e um país melhor, no momento em que a coletividade estiver acima dos interesses políticos e pessoais.
Vamos ecoar essa mensagem até o governo entender que não estamos alheios às suas atividades e que estamos de olho em tudo.
Confiram o vídeo:


Nenhum comentário: