sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tradição e fé reúnem moradores e turistas em Rio de Contas durante Corpus Christi

Governador Jaques Wagner participa dos festejos de Corpus Christi no município de Rio de Contas.

Fotos: Manu Dias/GOVBA

Turistas e moradores do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, participaram dos festejos do feriado de Corpus Christi que, nesta quinta-feira (19), contou com a presença do governador Jaques Wagner e da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, durante missa solene realizada na Igreja Senhora Santana, presidida por Dom Armando Bucciol.

Na noite de quarta-feira (18), shows de artistas locais e regionais, apoiados pela Bahiatursa e pela Secretaria do Turismo, animaram o público que transitava pelas ruas iluminadas apenas por lanternas. Na manhã desta quinta, após os fogos da alvorada que são acesos às 5h, estudantes cobriram as ruas com tapetes feitos de palha de arroz, areia e pó de serra, para a passagem da procissão. 

Os moradores também enfeitaram suas casas, encantando os turistas. O veterinário e a professora, Maurício e Soraia Faria, de Salvador, são casados e foram de motocicleta passar o feriado em Rio de Contas. “Eu já conhecia a cidade, mas não nesta ocasião. Estou encantada com a decoração, com a união da comunidade, com a socialização, eu estou apaixonada”, afirmou Soraia.

O professor paulista Aparecido Martins está passando o feriado e o final de semana no município e também está gostando do passeio. “Gostei dos shows na praça, da iluminação, e isto é importante, atrai pessoas de fora e tem uma dinâmica cultural muito rica”.

Hotelaria e tradição 

Proprietária da Pousada Maia, onde Aparecido está hospedado, Tânia Maia disse que nesta época a renda está garantida. “Neste período a fé e a tradição, que hoje não são mais vistas em todo lugar, atraem muitos turistas e realmente as pousadas ficam lotadas”.

A estudante Ana Paula Souza, 12 anos, está na sétima série e foi uma das voluntárias que ajudaram na ornamentação das ruas. “Há muito tempo o tapete tradicional por onde a procissão passa é feito pelos alunos da cidade. O município é conhecido como cidade histórica e esta festa religiosa atrai muitos turistas. E para nós estudantes também é bom porque vamos fazendo este trabalho voluntário”.

Aos 60 anos, Regina Souza, moradora de Rio de Contas, diz que o maior prazer da sua vida é esta passagem do santíssimo. “Isso é uma honra para nós, além de ser muito bom porque atrai turistas, que melhoram a renda da cidade”, afirmou.

O Santíssimo Sacramento ficou disponível para adoração a partir do meio-dia, após a missa na Igreja Senhora Santana, que tem mais de 200 anos de construída. A partir das 16h, como todos os anos, foi levado em procissão pelas ruas da cidade, até a Igreja Matriz. 

Ações em Rio de Contas

No mês passado, o governador entregou, em Mato Grosso, distrito de Rio de Contas, o Sistema de Abastecimento de Água da localidade, que foi ampliado. Mais de mil moradores estão sendo beneficiados pela água do Rio Brumado, a partir de 300 ligações domiciliares. 

Na ocasião, Wagner também assinou Ordem de Serviço para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e construção de Adutora, que vai atender mais de quatro mil moradores da localidade de Marcolino Moura, uma das maiores da região. A implantação de 1.260 metros de tubos, Estação Elevatória e de Tratamento terá investimento de R$ 1,6 milhão, com recursos do Governo do Estado, por meio da Embasa. 

A população da histórica Rio de Contas, a primeira cidade planejada do Brasil, será beneficiada ainda com a inauguração de mais uma unidade da Farmácia da Bahia. O objetivo do Programa é fortalecer o processo da reestruturação dos serviços e o desenvolvimento das ações de assistência farmacêutica em 50 municípios baianos até 15 mil habitantes.

Com informações da Secom/BA

Nenhum comentário: