quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Rio de Contas prestes a se tornar pólo no cultivo de uva para vinhos finos


Um excelente projeto na área de agricultura pode mudar a realidade de pequenos produtores do município de Rio de Contas, gerando emprego, renda e fixando o homem no campo com melhores condições de vida. 

Trata-se da unidade de observação de uvas viníferas, o que corresponde a um sistema de plantio de videiras para produção de vinhos finos.

A ação faz parte de um projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), em parceria com a Embrapa, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e associações locais, cujo objetivo inicial é testar dez variedades de uvas e através de estudos detectar quais se adaptaram melhor à região.
Na manhã desta terça-feira, dia 18, o L12 Notícias manteve contato com o chefe da EBDA – Livramento de Nossa Senhora, Bolivar Teixeira, que explicou que a sua equipe de técnicos tem envidado esforços consideráveis, a fim de reunir as condições necessárias, dentro de sua esfera de competência, para que os produtores possam finalmente iniciar o plantio.
De acordo com a técnica agrícola, Maria Aparecida, esse mesmo projeto já foi iniciado nos municípios de Morro do Chapéu e Mucugê, ambos na Chapada Diamantina, cujos primeiros resultados superaram todas as expectativas, visto que, assim como em Rio de Contas, as condições de solo e clima são semelhantes a regiões produtoras da França e aos Vales dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, sendo comprovadas através de estudos encomendados à Embrapa.
“Essa ação pertence à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), sendo o responsável por esse projeto o Sr. Jairo Vaz, superintendente de Política do Agronegócio da Seagri. A primeira etapa foi implantada no município de Morro do Chapéu, em fevereiro de 2010, mas antes foi realizada uma pesquisa, encomendada pela SEAGRI e Embrapa, em que se descobriu que a Chapada Diamantina possui perfil de clima e solo semelhante ao do Rio Grande do Sul, maior produtor de uva do País. O objetivo agora é tornar a Chapada Diamantina um grande polo de produção de uva para produção de vinhos finos, sendo que Rio de Contas é um dos três municípios inseridos nesse projeto”, esclareceu a técnica agrícola.
Aparecida explicou que o projeto em Rio de Contas está em andamento.
“Foi feita a escolha da área e a análise do solo, onde uma associação vai explorar os dois hectares de uma fazenda, no povoado de Fazendola, localizado nas proximidades da Ponte do Coronel.  Foram encomendadas aproximadamente seis mil mudas de espécies como: Malbec, Merlot, Chardonnay, Cabernet Franc, Pinot Noir, e outras variedades”, explicou.
Para o secretário estadual da Agricultura, o engenheiro agrônomo Eduardo Salles, essas culturas permitem a inclusão de pequenos agricultores, constituindo-se em excelentes oportunidades para dar sustentabilidade à agricultura familiar e estabelecer parcerias entre os pequenos e os grandes produtores.
Governador Jaques Wagner participa do Ato da 1ª Colheita das Uvas do Projeto Morro do Chapéu 
Do L12 Notícias

Nenhum comentário: