sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Fanfarras escolares receberão mais recursos para investimento em sua qualificação


A música pode e deve fazer parte da formação escolar. Em Rio de Contas, os desfiles cívicos parecer ter caído de moda. Louvável a ação da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia. Que a ação se multiplique por todas as cidades.

A fanfarra Musical do Colégio Antônio Carlos Magalhães (Fanmusi), do município de Santa Inês ( 300 km de Salvador), é um exemplo exitoso do projeto Fanfarras Escolares no Compasso da Juventude, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Desde 2007, quando foi criado, vem implementando as atividades musicais do currículo da educação básica, visando à promoção da cultura de paz nas escolas.

Atualmente, 55 fanfarras de médio porte estão em plena atividade, realizando um trabalho educativo-musical em escolas do interior do estado. Nessa fase atual, o projeto está promovendo a qualificação do desempenho pedagógico das bandas. Trata-se do acompanhamento das atividades, dos desfiles cívicos e apoio aos regentes, instrutores e coreógrafos. “Para 2013, a previsão de investimento é de R$ 3 milhões para aquisição de instrumentos”, afirmou a coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação, Andréia Lisboa. 

A fanfarra do Colégio Antônio Carlos Magalhães conquistou seu oitavo título de Campeã Baiana no Campeonato Baiano de Fanfarras, realizado pela Associação de Bandas e Fanfarras da Bahia (AFA-Ba), no último dia 8/12, na cidade de Brejões. Também foram premiadas as fanfarras do Colégio Ana Lucia Castelo Branco (Brejões), do Colégio Luiz Tarquínio (Salvador), do Colégio Dr. Antonio Carlos Magalhães (Ibirataia), da Escola Severino Vieira (Salvador) e do Colégio Duque de Caxias (Salvador).

“Nossa banda, que está invicta no Campeonato Baiano há quatro anos, não é apenas uma atividade musical, e, sim uma atividade humana que contribui na formação do indivíduo como um todo. É muito bom ganhar mais um título, estamos muito felizes com a vitória”, relata Hermeson Eloi, diretor do Colégio Antônio Carlos Magalhães e da fanfarra. Sob o comando do regente Fábio Moraes Novaes, a fanfarra é formada por 100 componentes, tendo 13 anos de história e contribuições com a cultura de Santa Inês.

Carlos André, 17 anos, estudante do 3º ano da instituição, conta que a fanfarra mudou a sua vida nos dez anos que participa do grupo. “Eu era um adolescente muito tímido e tinha dificuldade em fazer amizades. Após desenvolver atividades musicais e tocar na fanfarra, tive mais facilidade em me expressar e passei a conquistar novos amigos”, afirma. 
   
Vínculo – Dentro da política pública da Secretaria da Educação do Estado de disseminação da cultura musical e aproximação entre a escola da rede estadual e a comunidade, o projeto Fanfarras Escolares no Compasso da Juventudetem como objetivo estimular a motivação dos jovens para uma convivência em grupo em torno de uma atividade que sensibiliza, disciplina e educa as atitudes e, sobretudo, contribui para que o estudante mantenha seu vínculo com o universo escolar

Das 55 fanfarras em ação, 26 foram revitalizadas com novos instrumentos pelo Governo do Estado e 29, implantadas. Cada módulo de fanfarra é composto de 49 instrumentos, incluindo bumbos, caixas, congas, cornetas, cornetões, bombardinos, meia-lua de pandeiro, surdos, pratos e timbaus. O movimento de implantação e revitalização das fanfarras teve, em sua primeira fase, um orçamento de R$ 600 mil do Tesouro Estadual. Atualmente, o projeto está em fase de reestruturação para atuar em articulação com os Programas de Educação Integral, como por exemplo, o Programa Mais Educação (PME) a fim de garantir um aprendizado contextualizado das/os estudantes.

Silvia Costa
Coordenadora de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Tel: (71) 3115 - 8954/9026
Acesse o portal da Educação

Nenhum comentário: