domingo, 18 de novembro de 2012

"Nega do Zofir" pronta para ser devolvida à população



A cultura regional está em festa. Marcelo Badaró, um especialista em artes plásticas e secretário de turismo de do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, transformou um sonho da população sudoestina em realidade.

Com a ajuda de mais dois riocontenses, Luciano Mello e Adalberto Brito, Marcelo criou a réplica perfeita da escultura mais famosa criada pelos artistas Zofir Oliveira Brasil, Barroco Abreu e Elpídio Martins, na década de 60, que misteriosamente desapareceu do seu expositor natural, localizado na Serra das Almas, às margens da BA-148.

A “Escrava da Natureza”, segundo o autor, ou simplesmente “Nega do Zofir”, tornou-se um dos símbolos mais importante da cultura regional, que há décadas embelezava a deslumbrante paisagem da Chapada Diamantina.

A obra genial, produzida sobre uma formação rochosa de origem vulcânica, era assistida com reverência e entusiasmo por quem trafegava pela “Estrada Ecológica”, que liga Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas. O sumiço da escultura acabou provocando uma campanha ante a extinção daquela Peça de Arte. Em vista disso, iniciou-se a construção da réplica, iniciada no mês de agosto e concluída no dia 09 deste mês de novembro. Foi usado EPS, uma espécie de isopor mais espesso e mais resistente, para a construção do novo monumento.

O L12 Notícias foi até Rio de Contas e falou com o mentor da nova “Nega do Zofir”, o qual esclareceu que, se o tempo estiver bom, o monumento será devolvido ao seu pedestal original já na semana que vem. Por enquanto, a Arte está em exposição na Praça Praça central, em frente a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.

Para a concretização do projeto, foi necessário o apoio da Prefeitura Municipal de Rio de Contas e familiares do saudoso Zofir Brasil.

Do L12 Notícias
Por Marcos Santos

Nenhum comentário: