terça-feira, 9 de outubro de 2012

Algumas curiosidades das eleições pelo Brasil afora

Empate em duas cidades


Deu empate nas eleições municipais de Bananal (a 326 km a leste da capital paulista) e de Balsa Nova (PR). Segundo a Justiça Eleitoral, nesses casos, o resultado das urnas é desempatado pela idade dos candidatos. Vence o mais velho.
Em Bananal, a candidata Mirian Bruno (PV) venceu o concorrente Peleco (PSDB) e vai administrar a prefeitura a partir de 2013. Ambos receberam 1.849 votos.
Já em Balsa Nova, Luiz Costa (PMDB) venceu o concorrente Marcos Zanetti (PDT). Cada um recebeu 3.869 votos.
Maioria de votos nulos
Um resultado curioso foi apurado nas cidades de Monte Alegre (RN), Cedro (CE) e Bom Jesus de Goiás (GO): quase todos os votos aparecem como nulos pelos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Isso ocorre porque os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) indeferiram as candidaturas dos concorrentes ao cargo. Com isso, nenhum voto válido é contabilizado nas eleições para prefeitos dos municípios até que a Justiça Eleitoral decida pela liberação e o resultado seja conhecido.
Em Monte Alegre, Maria das Graças Marques Silva (PSD) e de Severino da Irmã Dulce (PMDB), únicos que concorriam ao cargo, tiveram as candidaturas indeferidas por irregularidades na campanha. Segundo o jornal "Tribuna do Norte", do Rio Grande do Norte, que acompanha o caso, pesquisas de boca de urna apontam para vitória de Severino.
Ao todo, votaram 14.094 eleitores na cidade, sendo 98% dos votos (13.846) computados como nulos. Outros 1,76% (248) foram brancos.
Em Cedro (CE), João Viana (PP) e Dr Nilson (PSB) estão na mesma situação. Do total de votos, 98,62% (16.968) estão computados como nulos e 1,38% (237) como brancos.  Já em Bom Jesus de Goiás (GO), Adair Henriques (PSDB) e Fernando Luís (PMDB) também aguardam decisão da Justiça.  Enquanto isso,  98,09% dos votos (12.633) são considerados nulos e outros 1,91% (246) foram em branco. 

Candidatos de cinco cidades vencem por apenas um voto

Nas urnas de cinco cidades, o resultado das eleições municipais foi definido por apenas um voto: Exu (PE), Correntes (PE), Caiçara (PB), Álvaro de Carvalho (SP) e Moiporá (GO).

Em Exu, o prefeito Léo Saraiva (PTB) foi reeleito com 10.023 votos, vencendo Jailson Bento (PSB), que recebeu 10.022 votos.
Já o candidato Edimilson da Bahia (PSB) teve 4.621 votos e será prefeito de Correntes (PE), deixando seu concorrente Júnior (PR) para trás com 4.620 votos.
Em Caiçara, o candidato Cícero Francisco da Silva (PSB) foi eleito com 2.736 votos contra 2.735 do seu concorrente Severino de Lima Bezerra (PMDB), conhecido como Bola.
Em Álvaro de Carvalho, o candidato Marcos Del (PSDB) venceu as eleições com 843 votos. Seu concorrente Cicero Martins (PP) recebeu 842 votos. Em Moiporá, o candidato Nilson (PSDB) venceu Wolnei (PSB) por 682 votos a 681 votos.
Candidata faz campanha com número errado e não se elege

Na tentativa de conquistar uma das nove vagas na câmara de vereadores do município de Paraguaçu, no estado de Minas Gerais, a cozinheira Cristiane Baliza (PTB), de 35 anos, se lançou candidata nas eleições 2012. Mas, por conta de um erro na impressão dos santinhos, ela divulgou aos eleitores o número errado e acabou não se elegendo.
O número correto de Cristiane, como constava no Tribunal Superior Eleitoral e como havia sido publicado em  Diário Oficial, era o 14.888. Mas ela passou três meses de campanha divulgando o número 14.999. Os adeptos da candidata, ao tentar elegê-la, acabaram anulando o voto, já que o número não constava nos registros do TSE.
A cozinheira havia sido convidada pelo PTB para preencher a vaga deixada por outra candidata, que havia renunciado, e assim cumprir o mínimo de 30% de candidaturas femininas. O erro teria ocorrido durante a solicitação de registro da candidata.
Após receber os santinhos, Cristiane se esqueceu de conferir se os números estavam corretos, descobrindo o equívoco apenas no dia das eleições, quando já era tarde demais. Mesmo com o erro, ela não ficou em branco e ainda conseguiu, com o número correto, 12 votos no pleito de domingo.
Candidato eleito vereador morre de infarto após apuração na Bahia

Eleito vereador da cidade de Riachão das Neves, na região oeste da Bahia, o candidato Domingos Gomes da Rocha, conhecido por Dominguinhos da Morosa, do PC do B, morreu na madrugada desta segunda-feira (8) após acompanhar a apuração da eleição na sede do município.

"Ele soube que ganhou e foi para a localidade comemorar, mas lá teve uma briga e tentou apaziguar, com a mistura de emoções acabou tendo um infarto fulminante. Durante o período de campanha ele já demonstrava tensão, nervosismo, que estava abalado emocionalmente", afirma Rosângela Bonfim, presidente do PC do B na região.



Prefeito é eleito com 99,52%

Praticamente todos os eleitores do município de Santa Terezinha, na Bahia, votaram no mesmo candidato para prefeito da cidade. O candidato Ailton, representante do Partido dos Trabalhadores (PT), recebeu 4.158 votos, o que representa 99,52% de votos válidos da eleição municipal. Segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA), o segundo colocado, Zé de Dila, ficou com apenas 20 votos, ou seja, 0,48%. O município ainda teve um terceiro candidato, Agnaldo Andrade, que não chegou a receber nenhum voto. O município que fica a 202 km da capital baiana e vizinha das cidades de Castro Alves e Elísio Medrado, é conhecida pela prática dos vôos de asa delta e por ser um dos roteiros turístico da Bahia. Com uma população em cerca de 9.700 habitantes, os nativos são chamados de santarezinheses. A cidade que passou por algumas mudanças no nome, já foi conhecida por Tapera, Jibóia e Monte Cruzeiro.

Com informações do G1, Correio, UOL e A Tarde On line.


Nenhum comentário: