segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Órgãos ambientais traçam estratégias contra fogo na Chapada Diamantina

O secretário de Estado do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, sobrevoou no sábado (22) a área afetada há mais de 10 dias por um incêndio na região que abrange cinco municípios da Chapada Diamantina, Centro-Norte da Bahia.

Em entrevista ao G1, o secretário informou que o objetivo do voo foi identificar onde estão localizados os principais focos do incêndio, além de observar a área que foi consumida pelo fogo. "Em conversa com o Corpo de Bombeiros e equipe de Meio Ambiente será possível traçar ações de reforço para os próximos dias", afirma Eugênio Spengler. 

O secretário observa que a região afetada pelo incêndio é de difícil acesso e que é necessário contar com apoio aéreo no combate às chamas. "Contamos com o reforço de dois helicópteros do Graer [Grupamento Aéreo da Polícia Militar] e de mais uma aeronave de monitoramento para identificação dos pontos a serem combatidos. Temos 75 bombeiros atuando, além de outros 55 que podem ser mobilizados a qualquer momento e 125 brigadistas voluntários", relata. 

Segundo levantamento preliminar do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o fogo afeta entre 20 e 25 mil hectares da Serra do Barbado, unidade de conservação ambiental da Bahia. No local, está o Pico do Barbado, que tem 2.033 metros de altitude. Os municípios de Rio de Contas, Abaira, Rio do Pires, Piatã, Jussiape e Érico Cardoso fazem parte da região. Na Serra do Barbado, estão as nascentes de três dos principais rios do Estado: Paraguaçu, São Francisco e Rio de Contas.

Nenhum comentário: