quarta-feira, 4 de julho de 2012

Entrevista do Prefeito de Rio de Contas ao Jornal O Eco


JORNAL O ECO - Como se sente hoje, o menino de Marcolino Moura, que se tornou Advogado e Prefeito da sua terra?
DR. MÁRCIO FARIAS - Sinto-me orgulhoso de ter conquistado esse espaço e ainda muito feliz, pois, esse momento para mim,  é um reconhecimento de meus conterrâneos a toda geração de minha família que há muito tempo,  vem trabalhando e ajudando a construir dias melhores para esse município. Seja em nossas atuações privadas ou públicas, afinal sou cristão e como tal, devo ser um instrumento de paz de Jesus aqui na terra enquanto vida eu tiver.
JORNAL O ECO - Quais as principais dificuldades encontradas ao assumir a prefeitura de Rio de Contas?
DR. MÁRCIO FARIAS - Ao assumir a gestão pública dessa minha querida terra esbarrei com todas as dificuldades. Sou formado em direito e isso me ajudou e ajuda muito, pois entrei inexperiente e minha formação acadêmica foi crucial pra que eu superasse as primeiras dificuldades rapidamente. A principal dificuldade inicial, foi fazer as pessoas entenderem que as coisas levam um certo tempo para se aprumarem, passei esses três anos e meio praticamente consertando as coisas erradas do passado.  
JORNAL O ECO - Como se deu o primeiro ano de governo, as mudanças realizadas, conflitos erros e acertos do início?
DR. MÁRCIO FARIAS - O primeiro ano entrei com todo fôlego, acreditando que poderia fazer tudo que eu tinha prometido em pouco tempo.  Aos poucos fui me esbarrando com mais e mais problemas, dificuldades, impercílios. Não somente os corriqueiros como os herdados da péssima gestão anterior à minha. Apesar de tudo isso, consegui promover algumas mudanças sobretudo na questão do funcionalismo,  quando chamei a todos para um recadastramento e encontrei diversas irregularidades,  funcionários fantasmas e tantos outros privilegiados recebendo altos salários, exercendo funções semelhantes a de outros, enfim, coisas inimagináveis. Reorganizei as Secretarias que estavam sucateadas. Precisei equipar todos estes setores com móveis, armários, computadores e material de expediente, inclusive o gabinete do prefeito não tinha sequer a cadeira para o prefeito se sentar. Havia secretarias que existiam somente no papel e o emprego do Secretário, somente para se garantir o salário. O exemplo maior disso, era a Secretaria de Agricultura. Hoje, o trabalhador rural sabe exatamente  a diferença,  a atuação de antes e como está agora.
JORNAL O ECO - Como está sendo a experiência de governar um município carente, no qual as necessidades da população são sempre maiores que os recursos disponíveis?
DR. MÁRCIO FARIAS - Conforme disse antes, minha formação em direito sempre me deu a noção de administração pública, orçamento, gestão, enfim direitos e deveres do cidadão e do gestor, mas na prática é um pouco diferente e municípios como Rio de Contas que não possuem arrecadação própria, capazes de se auto-sustentarem, ficam sempre cativos dos repasses  do Estado e da União, que mesmo assim são insuficientes para realizar o que queremos.
Tenham certeza de que, quando assumi a Prefeitura, se  tivesse encontrado um município sanado como está agora,  eu já teria realizado muito mais. Eu não tive ainda muita sorte com os tempos de hoje: No primeiro ano, fui obrigado a investir muito pra reorganizar o município, reafirmando o que disse antes. No segundo ano, nos deparamos com os efeitos da crise econômica mundial e as consequentes diminuições dos repasses que nos atingiu cruelmente. No terceiro ano da nossa administração, uma nova queda nos recursos do município, por conta do censo 2010 do IBGE, que provocou uma  diminuição no índice de arrecadação. Rio de Contas recebia esses repasses classificado como 1.0 e depois do censo do IBGE, caímos para 0.8,  o que significa que, desde então, Nosso Município tá deixando de receber cerca de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) mensais, dinheiro que tem feito enorme falta para a realização de obras e ações em nosso governo. Neste ano  de 2012, continuamos com a dificuldade nos recursos, tendo esse valor a menos e a ainda, para que possam ter uma noção exata das dificuldades,  veio a seca atrapalhar. Fomos mais uma vez obrigados a abdicar de projetos, para cuidar de pessoas. Enfrentamos tudo isso, com muita garra, lutando a cada dia, administrando os parcos recursos, nos desdobrando para atender as necessidades,  sem contar com despesas que o município assume que não são dele. Mas com tudo isso, a Administração vai ganhando experiências e se adaptando, aprendendo com as dificuldades e também errando menos.
JORNAL O ECO - Diante de tantas necessidades, como o prefeito e sua equipe elegeu as prioridades?
DR. MÁRCIO FARIAS - Diante disso tudo, tivemos que eleger prioridades e assim foi feito. As áreas de saúde, educação e assistência social, receberam atenção especial. A lei obriga o gestor a gastar no mínimo 15% da arrecadação em saúde e temos investido muito mais que isso. Para educação a lei nos obriga a gastar o mínimo de 25% da arrecadação. No entanto, existiram meses que superaram estas  cotas. Valorizamos os professores, criando o plano de carreira e com isso melhoramos bastante seus salários. Ainda na área de educação ofertando qualidade na merenda escolar, promovemos seminários, jornadas pedagógicas,  entre outras ações para o melhoramento da educação básica. Na assistência social, além dos atendimentos diários, que buscam amparar as famílias necessitadas, seja com auxílios, orientações, encaminhamentos e disponibilização de toda estrutura pública para a melhor qualidade de vida da população. Compramos um automóvel para promover as ações da secretaria com mais dinamismo e aumentamos consideravelmente o número de beneficiários do bolsa família entre muitas outras ações.
JORNAL O ECO - Como está o relacionamento do prefeito com a câmara, com o governo do estado e com o governo federal?
DR. MÁRCIO FARIAS - O relacionamento do poder Executivo com a Câmara  Municipal de Vereadores é excelente, pois democratas como somos não poderia ser diferente. Nossos  projetos são sempre aprovados pela maioria, apesar de alguns vereadores votarem contra, somente por serem contra, sabendo que com isso estarão prejudicando o desenvolvimento do município. Junto ao Governador  do Estado e Governo Federal as relações também são boas, com respeito e afinidade, tudo dentro da normalidade institucional.
JORNAL O ECO - Falando mais especificamente sobre obras e ações, na saúde o que foi realizado nestes três anos e meio?
DR. MÁRCIO FARIAS - Quando assumimos a administração desse município, não encontramos sequer uma ambulância. De lá para cá consegui duas  de menor porte e uma especial do SAMU 192 e ainda outro veículo pequeno, além de outros meios de transportes que atuam com eficiência, oferecendo conforto e dignidade ao cidadão que porventura precise ser removido para tratamento de maior complexidade fora do município. Somente esses três veículos, no período de três anos e meio, já percorrerem cerca 700.00km salvando vidas dos nossos conterrâneos. Em outros tempos, quando  não estava quebrada, o cidadão tinha que pagar o motorista e pôr gasolina na velha ambulância. Isso em nosso governo, nunca mais.
Faltavam móveis, computadores e demais utensílios para o bom funcionamento do hospital e postos de saúde. Os PSFs não funcionavam como hoje. Melhoramos significativamente esses programas que estão cobrindo  100% do município com o programa saúde da família. Reequipamos todos os PSFs com cirurgiões dentistas e medicamentos como nunca. O hospital funciona hoje 24 horas por dia. A farmácia básica que antes ficava escondida na prefeitura,  só havia 40 itens de medicamentos hoje possui quase 150 itens e ela funciona em local de fácil acesso ao povo sem intromissão de ninguém pra determinar quem pode ou não receber remédios. A sala de Raios-X do Hospital, foi totalmente Baritada e reformada, oferecendo mais conforto e comodidade, sem expor funcionários e os usuários do hospital à contaminação radioativa. Estamos construindo um pequeno Posto de Saúde no povoado de fazendola. Enfim, nunca na história desse município houve uma administração que respeitasse tanto o direito Constitucional à Saúde, como a atual. Nesses três anos e meio a saúde de Rio de Contas  atendeu 10 vezes mais pessoas que nos 4 anos do governo anterior.
JORNAL O ECO - E na área de educação, quais foram os avanços que merecem destaque?
DR. MÁRCIO FARIAS - Encontrei as escolas sucateadas em todos os aspectos.  Prédios Escolares caindo aos pedaços, sujos, sem merenda, sem móveis, sem computadores, até fogão e panelas para se fazer a merenda não existiam em alguns, bem como, inexistiam utensílios para sua distribuição aos alunos. Tive que comprar tudo. Professores com três meses sem receber seus salários, coisa que tivemos que regularizar. Reformamos escolas, melhoramos a qualidade da merenda, instalamos vários infocentros (Marcolino Moura, Casa de Telhas, Várzea, Arapiranga, Umbuzeiro dos Santos, Mato Grosso, dentre outros); compramos e entregamos  5 fanfarras para as escolas de Marcolino Moura, João Vaz, Arapiranga, Mato Grosso e Sede); melhoramos o acervo das bibliotecas. Sempre nos preocupamos em estar capacitando os professores em cursos de  reaprendizagem profissional e aperfeiçoamento/capacitação para melhorar o desempenho dos alunos; hoje 100% dos alunos estão sendo transportados para as escolas, antes muitos iam a pé percorrendo distâncias; adquirimos dois ônibus escolares, sendo que um atende a região de João Vaz  e o outro na região de Mato Grosso; adquirimos  várias bicicletas para os alunos, enfim muitos foram os avanços alcançados, sendo na minha opinião, maior destaque para a educação, o plano de carreira dos professores em que melhoramos seus salários, estando estes profissionais recebendo seus pagamentos em dia.
Como as ações da cultura estão integradas com a educação, falarei também desta parte. Além das manifestações culturais que esta administração sempre apoiou, destaco as três principais que é a festa de Corpus Christi, Carnaval e São João. Esta administração tem dado apoio incondicional à festa de Corpus Christi que cresceu muito nestes últimos anos, onde é notável o aumento do fluxo de visitantes nesta data ano a ano. Em 2009 terminamos essa festa linda, com um show de Padre Juarez de Castro e em 2010 com o maior nome da musica cristão-católica, Padre Zezinho. Em 2011. Nestes anos de 2012, não foi possível trazer uma atração dessas por conta da data, pois, em 2011 coincidiu com o São João  e esse ano,  também por conta da seca, colaboramos com o que foi possível. Também a administração se fez presente em  eventos evangélicos, demonstrando a atenção para com todos indistintamente. No carnaval, inovamos criando o palco alternativo para marchinhas e isso está sendo a grande atração do nosso carnaval nos tempos atuais, atraindo mais e mais turistas todos os anos. Nas festividades de São João, resgatamos para a sede o festejo tradicional, mantendo e melhorando também o São João de Marcolino Moura, sem contar que em todo recanto do município há quadrilhas e festejos juninos que apoiamos. Destaco ainda para cultura que assinei junto ao Governo Federal através do IPHAN o convênio PAC cidades Históricas e conseguimos pra Rio de Contas um aporte de quase $17.000.000,00(dezessete milhões de reais) para obras de recuperação dos prédios tombados, já reformamos a Igreja de Nossa Senhora Santana, já está em andamento a reforma da Igreja Matriz e depois iniciaremos a reforma do Prédio da Prefeitura e outros.
A maior destas obras, que já se encontra em fase de licitação(quase sete milhões de reias), será oEmbutimento de Toda Fiação Elétrica e de Telfone do Centro Histórico.  Tudo isso alem de preservar o patrimônio histórico e cultural tem gerado vários empregos e renda para os munícipes. Ultimamente firmamos parceria com Banco do Nordeste e este vai implantar aqui o Ponto Cultural Banco do Nordeste em que serão implementadas ações de resgate e preservação da cultura de nossa gente.de pronto já gera 4 empregos diretos.Também firmamos com o mesmo Banco uma parceria para Financiamento de reforma de prédios particulares tombados pelo Patrimônio Histórico com juros baixíssimos. Essas ações e o apoio que esse governo tem dado à cultura riocontense rendeu para nós o prêmio cidade baiana da cultura em 2010.
JORNAL O ECO - Em infraestrutura, o que esta administração pode ressaltar de importante?
 DR. MÁRCIO FARIAS - Em infraestrutura temos dificuldades por ser uma área em que os investimentos são caros para o município. Rio de Contas possui duas máquinas velhas que sempre quebram(as outras foram vendidas pelo ex-gestor), mas mesmo assim, as estradas desse município estão mantidas, roçadas e limpas. As Ruas e Praças da sede e de todos os povoados estão limpas como nunca, pois a administração anterior só olhava para a sede e hoje cuidamos do município inteiro. Ficamos impedidos de assinar convênios e receber dinheiro extra para obras, por conta da prefeitura está com o nome sujo.  À medida em que nossa equipe limpava o nome, a administração atual conseguia celebrar algum convênio, `a exemplo dos três calçamentos que realizamos e estamos concluindo no bairro Vermelhão na sede, na Vila de Marcolino Moura e Umbuzeiro dos Santos.
Temos consciência de que os outros povoados também precisam e merecem  estes calçamentos, mas, infelizmente, devido aos desmazelos da outra administração, nós ficamos muito tempo inadimplentes e  não deu tempo realizar,  sempre nos deparávamos com impedimentos deixados pelo ex-gestor, quando íamos assinar os devidos convênios e receber o dinheiro. Graças a Deus, agora  podemos afirmar que está  tudo limpo e já podemos assinar os convênios para realizar estas obras, pena que em período eleitoral não se pode recebê-los, mas já está tudo encaminhado para construirmos calçamentos, pontes, quadras de esportes em  Mato Grosso,Aarapiranga, Jiló, Boa Sentença, João Vaz, Casa de Telhas, pavimentações e urbanizações em Ruas da Sede, etc. Estamos prestes a inaugurar o sistema de abastecimento de água nos povoados de Pilões de Cima, Pilões de Baixo e Volta em parceria com a CERB; já assinamos o termo que construirá o sistema de água no povoado de Mato Grosso também em parceria com a CERB e FUNASA. infelizmente prefeituras como a de Rio de Contas não dispõe de recursos próprios para fazerem esse tipo de obra e eu, jamais cometeria a irresponsabilidade de outro  que fez praça, calçou ruas às custas de não se pagar por sete meses os salários dos funcionários, sem contar os 13ºs, FGTS, INSS (só aqui mais de $ 8 milhões de reais). Somando esses meses sem pagar salários, 13ºs, FGTS, INSS e três meses sem se pagar salários no ultimo ano do governo anterior em números de hoje daria uma soma de aproximadamente $20.000.00,00(vinte milhões de reais). Um metro quadrado de calçamento está hoje em torno de R$ 65,00, (sessenta e cinco reais) então todo esse dinheiro daria para se calçar cerca de 307.000 metros quadrados de ruas. Será que o município de Rio de Contas tem tanta rua assim pra se calçar?
JORNAL O ECO - Sabemos que a área de assistência social, é abrangente e vai desde um auxílio funeral, o fornecimento de remédios, cestas básicas às famílias carentes, até a reforma e construção de residências. como esta administração tratou esta  área?
DR. MÁRCIO FARIAS - As ações sociais dessa gestão sempre estão voltadas para os mais carentes, como deve ser. Realizamos nesse três anos e meio mais que nunca.  
Execução dos programas sociais no município de rio de contas:  O PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), executado pelo CRAS, é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. No município de Rio de Contas, desde 2009, início desse governo,a equipe tem se empenhado para atingir um maior número possível de famílias atendidas pela equipe multiprofissional, composta por Assistente Social, Psicólogo e Psicopedagogo.
Desde 2009 até maio/2012, foram atendidas 11.425 famílias (três vezes mais que na gestão anterior). Famílias que buscam atendimento social e psicológico individual e em grupo, acolhimento e orientação familiar, e que são contempladas com serviços através de palestras psicossociais e sócio-educativas, visitas domiciliares, oficinas e cursos de geração de renda, grupo de convivência familiar, grupos de convivência para idosos e crianças, grupos para jovens, entre outros. Quantificando, pode-se observar o número de famílias beneficiadas pelos programas sociais, no município de Rio de Contas a partir de 2009: Grupo de Idosos, na sede e expandido para zona rural 3.431 idosos;  Grupo Infantil, na sede e zona rural 2003 Crianças/famílias;  Grupo de Convivência Familiar para mães e usuários do CRAS 741 famílias;  Pessoas que participaram de palestras, oficinas e outras atividades coletivas de caráter não continuado na sede e zona rural 30.105 famílias. Todos esses números podem ser facilmente comprovados nos relatórios de gestão nos arquivos do CRAS.
Vale ressaltar que a atual gestão social do município de Rio de Contas, não teve acesso a nenhuma informação dos Programas Sociais executados na gestão passada. Sabe-se, porém, que o CRAS  foi inaugurado em nosso município no ano de 2007, recebendo todos os recursos do Governo Federal. Entretanto nunca se soube da execução de grupos de convivência familiar, voltado para idosos, crianças e famílias, assim como os cursos de geração de renda, para famílias de baixa renda.
Hoje, devido uma administração séria e comprometida, todos os programas são executados com a maior transparência e legitimidade, beneficiando a população riocontense, não só na sede, como também na zona rural, com todos os serviços a que a população tem direito, através de profissionais qualificados.
É importante ressaltar que entre os 5.564 municípios brasileiros, Rio de Contas foi contemplada com equipe volante para integrar a equipe CRAS, levando os serviços/programas sociais para as populações mais afastadas da sede. Essa contemplação ocorreu devido à transparência da atual administração que executa os recursos públicos com a maior lisura.;  2008 – 28 adolescentes frequentando;  2009 - 56 adolescentes frequentando;  2012 – 145 adolescentes frequentando.
O Projovem é composto por quatro coletivos de 25 jovens (cada). Por ser um município de pequeno porte, só recebe o valor referente a 100 jovens. Desta forma, em parceria com a prefeitura é possível a participação de 45 jovens excedentes. O espaço físico, onde funciona o Projovem, é cedido pela prefeitura de rio de contas;  Ainda em parceria com a prefeitura, seis dos oito funcionários que fazem parte dessa equipe são cedidos pela mesma a fim de que o trabalho aconteça da melhor forma;  No ano de 2009, o Projovem foi agraciado com os monitores de capoeira, esporte e música como forma de incentivo à cultura e lazer dos jovens;  Nas aulas de artesanato são desenvolvidos trabalhos de bordado, crochê, tricô, pintura, etc. com a finalidade de aprendizado das artes manuais e consequentemente futura geração de renda. Durante a feira realizada pela Secretaria de Ação Social, os trabalhos produzidos por estes jovens são comercializados e a renda proveniente, são exclusivamente destinadas ao lazer e entretenimento dos mesmos;  durante todo o ano, acontecem eventos sociais, onde faz parte toda a família desses jovens, para que os laços afetivos familiares sejam cada vez mais valorizados;  Na oficina de música, os jovens possuem aulas teóricas e praticas de violão, flauta e canto, e, no final do ano de 2011, apresentaram de forma brilhante um coral natalino onde puderam demonstrar todo o aprendizado adquirido.
Na oficina de esporte e lazer acontecem vários torneios internos e intermunicipais, com o objetivo maior de socialização entre os jovens, desenvolvendo desta forma, atividade física, disciplina, respeito mútuo etc;  Nesta oficina, os jovens contam ainda com um aparelhado salão de jogos onde podem descontrair nos momentos vagos entre as atividades; Na oficina de capoeira além do trabalho corporal, trabalha-se principalmente a parte cultural da dança;  O Projovem conta ainda com acompanhamento psicológico individual e coletivo de jovens e familiares;  No ano de 2011, o projovem fechou com chave de ouro com a aquisição de uma tão sonhada fanfarra, que era o desejo dos jovens e toda a equipe;  Outro fato marcante em 2011 foi a contratação de um monitor de dança que trouxe conhecimentos específicos e motivação para a realização de várias atividades e apresentações culturais;  Durante todo o ano, além de todo o trabalho desenvolvido, também é oferecido deliciosos lanches com o devido acompanhamento nutricional, buscando uma alimentação saudável.
Ainda acontece no projovem: Gincana cultural; Apresentação de quadrilha junina;  Comemoração de aniversários dos jovens;  Comemoração do dia das mães;  Comemoração da páscoa;  Aula de campo;  Confraternização anual, etc.
JORNAL O ECO - Falando sobre a Secretaria de Agricultura, houve uma verdadeira revolução nesta área não?
DR. MÁRCIO FARIAS - A Secretaria de Agricultura era apenas uma mesa, uma máquina velha de escrever e um Secretário que só aparecia no final do mês para receber o salário. Hoje ela é toda equipada com mobiliário decente em espaço adequado, com computadores modernos, com Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas e mais funcionários que estão fazendo a revolução na agricultura deste município. Quem é agricultor sabe a diferença. Aumentamos em 4 vezes os empréstimos e financiamentos do PRONAF, aderimos ao GARANTIA SAFRA, investimos na Associação de Pescadores e hoje eles andam com as próprias pernas. No Horto cultivamos e distribuímos milhares de mudas para os Trabalhadores Rurais. Nunca nesse município, essa Secretaria fez o que esta fazendo agora.
JORNAL O ECO - Existem projetos em andamento?
DR. MÁRCIO FARIAS - Há muitos outros projetos em andamento que mudarão a cara deste município; como exemplo o apoio desta gestão à implantação do parque eólico em Rio de Contas, que em  menos de 4 anos estará  vendendo energia limpa e ecologicamente correta para o país inteiro, que em contra partida para o município nos tornará independentes financeiramente (nossa arrecadação vai crescer mais de dez vezes) e gerará mais de 1.000 empregos na sua implantação e mais de 100 na sua posterior manutenção.
JORNAL O ECO - Quais realizações esta administração gostaria de ter concretizado e ainda não foi possível?
DR. MÁRCIO FARIAS - Melhorar os salários dos funcionários, criar plano de carreira para todas as categorias, investir mais na Guarda Municipal, construir mais calçamentos, escolas, postos de saúde, etc.
JORNAL O ECO - Na sua opinião, o trabalho realizado por sua equipe foi satisfatório?
DR. MÁRCIO FARIAS - Acreditamos que a população tá percebendo as mudanças. Mudanças no jeito de se conversar com o prefeito, com os funcionários de linha de frente, com a democracia e paz que este município vive hoje, a população observa  tudo que já realizamos e a crença no que poderemos realizar ainda, pois o povo sabe da nossa conduta e sinceridade em dizer não e em dizer sim; em dizer porque podemos e porque não podemos. Porque fizemos e porque não fizemos.
JORNAL O ECO - Como você resume as ações do seu governo em rio de contas?
DR. MÁRCIO FARIAS - Espero sinceramente que nunca mais o despotismo regerá nossas ações. Digo isso porque vejo hoje que as pessoas estão mais tranquilas e confiantes em si e no gestor. E resumo assim: O pensamento desta administração sempre foi de agir como um pai que faz de tudo pra não deixar faltar nada para seus filhos, porém, se não consegue tudo, é por conta de limitações alheias à sua vontade, mas nunca desiste de buscar o melhor para eles.

2 comentários:

Anônimo disse...

Otima Entrevista Querido Prefeito Márcio Farias Esplicando Claramente Oque Fez e Oque Aconteceu Em Toda Sua Gestão Parabéns E é 55 Gente kkk

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual cidade Márcio administra. Com certeza, não é Rio de Contas, porque esta "maravilha" que ele fala aí, não está acontecendo de jeito nenhum por lá. O que vemos é muita perseguição e muito favorecimento aos coligados...