terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ato de manifestação durante carnaval levanta polêmica


Um episódio um tanto quanto polêmico, eu diria, já que foi assunto muito comentado nas redes sociais. Na tarde de terça-feira (21) de Carnaval em Rio de Contas, eis que surge um cidadão, entre os vários foliões vestidos de baianas, de gorro rasta, usando óculos escuros e com rosto pintado de tinta preta, trazendo consigo um cartaz com o slogan "Uma cidade sem Lei!”, frase um tanto quanto inerte de uma clara interpretação, até porque, era dia de carnaval. A pergunta é: A atitude do cidadão seria de cunho humorístico, divertido, inofensivo; um ato de livre manifestação ou afronta as autoridades policiais e judiciárias? No terceiro caso, quais seriam os reais motivos? Eis que surge uma grande interrogação. Sabemos que é livre a manifestação do pensamento, mas a resolução estabelece a proibição ao anonimato. Em um determinado trecho de vídeo, a nossa equipe flagrou o momento em que o rapaz profere palavras grosseiras contra um dos coordenadores do carnaval, João Carlos Souto, demonstrando propósito de humilhar “Chame a polícia!!! porra, chame a polícia pra me pegar!!!”, esbravejou. Assista no vídeo:

Para falar sobre este assunto, o L 12 Notícias contactou o advogado Bel. Francisco da Silva Nader, o qual considerou que não foi uma atitude correta, tendo em vista que o homem não deixou claro o motivo pelo qual resolveu aparecer daquela forma, ao que tudo indica, sem prévio aviso. “Ele poderia, se fosse o caso, reunir outras pessoas para fazer um ato de manifestação pacífica e ordeira, expondo à comunidade local as razões de fato e de direito”, disse.
Não há nada mais bonito que o povo nas ruas, até porque estas foram feitas para as pessoas (os carros se apoderaram). Não há sinônimo mais perfeito para democracia que a livre manifestação. E, na maioria das vezes, as reivindicações são justas porque vivemos num país em que muitas ações só são reais nos discursos. Então, fique claro que o L12 não tem nada contra qualquer pessoa ou grupo que use o espaço público para pedir socorro, desabafar sua indignação ou clamar por justiça.
Mas, considerando que só viveremos em coletividade se atentarmos para o antigo ensinamento, segundo o qual o direito de cada um termina quando começa o dos outros, e, convencido de que vivemos no mundo da hipocrisia, no qual ninguém se apresenta para discutir os temas polêmicos, capazes de gerar desgastes ou incompreensões, quero pedir a reflexão do leitor para o caráter abusivo das manifestações públicas.
Departamento de redação L 12
Por Marcos Santos

5 comentários:

NAVOZDASERRA disse...

EU NÃO ENTENDI PORQUE ESSE CARA SE COMPORTOU ASSIM ELE SOZINHO TIRANDO O BRILHO DE UMA FESTA TÁ LINDA COMO O CARNAVAL DE RIO DE CONTAS. E O SR JOÃO APENAS VAI PASSANDO E NÃO DIZ NADA A ELE, QUAL DEVE SER O PROBLEMA?

Valdenberg Trindade disse...

Caro Altemar;
Sou um admirador do seu blog e respeito a democracia das suas postagens. Contudo, eu gostaria, a bem da verdade, que você revelasse o meu nome (VALDENBERG PEREIRA TRINDADE), como o autor do protesto.
Esclareço que não sou machista, mas que fui homem o suficiente para tornar público um clamor, antes verbalizado em sussurros e comentários temerosos.
É esquisito o fato do artigo não citar o meu nome e apelar para argumentos herdados da ditadura militar e do getulismo.
Rio de Contas merece coisa melhor na e estou disposto ao debate, desde que não sofra críticas partidas do covarde anonimato.
Parabéns pelo seu trablaho!

valdenberg trindade disse...

Completando:
Esse vídeo foi descaradamente editado, pois não mostra o momento anterior em que o tal secretário me empurra e ameaça chamar a polícia para me prender.
Quanto ao nanico blog Na Voz da Serra, eu esclareço que o brilho foi tirado pelos carros de som e pelo enorme cortejo de bêbados e drogados que saqueou a nossa cultura!
E tem mais, se a situação persistir, no ano que vem o protesto vai ser mais radical!

Anônimo disse...

Parabéns a "esse cara", digo Valdemberg.
Deixou o seu recado.
Deixou uma idéia que deveria ser seguida. Não temos só que comemorar. Na verdade não temos o que comemorar. Temos mesmo que protestar e exigir respeito. Pagamos pelos impostos para sermos beneficiados por eles e somos desrespeitados e querem que só façamos festa. Se cada cidadão Riocontense levantasse a sua voz pelo seu povo contra o desmando em que estamos inseridos, algo mudaria, podem ter certeza.
Viva a liberdade de expressão.
Não é preciso concordar com o que ele diz, mas é preciso garantir-lhe o direito de dizer o que quiser, pois só assim nos diferenciamos dos irracionais.

Anônimo disse...

Atualmente Rio de Contas é uma cidade estupidamente dividida, o que me deixa muito triste.Escuto pelas ruas os "sussurros e comentários temerosos" do povo...Para muitas pessoas, oprimidas, não foi carnaval. Muitas pessoas estão trabalhando insatisfeitas e infelizes, sendo perseguidas, desrespeitadas nos seus direitos, sendo maltratadas como seres humanos, sendo motivo de chacota por causa da sua opção politica (e olha que vivemos em uma democracia). Vejo algumas pessoas doentes, deprimidas... E é por tudo isto que penso que Rcontas atualmente, e tristemente, é sim uma terra sem lei. E tanta gente tem esta mesma impressão que teve o Sr. Valdemberg, e tanta gente queria dizer...