sábado, 14 de janeiro de 2012

Estudante de Rio de Contas, na BA, recebe resultado do Sisu por celular

Paloma Caldas, de 21 anos, passou no curso de Geografia da UESB.A jovem conquistou uma das oito vagas para cotistas.

Uma mensagem de texto no celular com a notícia da divulgação da lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi responsável por transformar a sexta-feira 13 da estudante Paloma Ramos Caldas, de 21 anos, em um dia especial. Aprovada no curso de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a jovem não esconde a surpresa com o resultado.

“Fiquei muito assustada, pois só tinham 28 vagas para esse curso e apenas 8 para cotistas. Estou muito feliz em ter garantido uma vaga numa universidade pública”, comemora Paloma, que pleiteou uma vaga por meio do sistema de cotas.

A antecipação da lista de aprovados do Sisu, que estava prevista para ser divulgada no domingo (15), motivou a jovem de Rio de Contas, que há dois anos mora em Salvador. “O importante é estudar. Agora que garanti a minha vaga estou mais tranquila para esperar os outros resultados”, conta a estudante. A pontuação de 587,7 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi conquistada após muito estudo. A jovem, que concluiu o 2º grau há três anos, precisou se dedicar inteiramente aos livros para ter um bom resultado. “Sempre estudei em escola pública lá na minha cidade. Depois fiz um curso técnico enquanto ainda estava no ensino médio e depois disso decidi ir morar na capital para prestar vestibular”, relata Paloma.

Foram dois anos de curso preparatório. Além de ter prestado ao Enem, Paloma aguarda mais dois resultados de universidades públicas da Bahia, porém, a opção escolhida foi o curso de Direito. Apesar de Geografia não ser a graduação sonhada pela jovem, a oportunidade recebida por meio do Sisu será bem aproveitada. “Mesmo com o Enem um pouco bagunçado, eu acho que essa seleção é mais uma chance de entrar numa instituição pública e, com certeza vou me matricular”, diz a estudante.

A matrícula dos aprovados deve ser feita apenas nos dias 19 e 20 de janeiro. Os estudantes devem entrar em contato com a instituição para saber se deverão fazer a matrícula pessoalmente ou enviar os documentos pelo correio. De férias na cidade onde nasceu desde o dia 22 de dezembro, Paloma aproveita a boa notícia recebida nesta sexta-feira para comemorar e organizar a documentação exigida para a matrícula. “Já estou com todos os meus documentos em mãos, falta apenas atualizar minha foto 3x4. Estou muito feliz em ter a certeza de que vou entrar num curso superior”, conclui.

Com informações do G1


Nenhum comentário: