domingo, 7 de agosto de 2011

História da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas

A Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas é uma prova de que a força de um ideal pode se materializar através de muita luta e perseverança.

Tudo começou quando no início do ano de 1998, o jovem Alecarlos Pires, em uma manhã de domingo, juntamente com um grupo de amigos, foi realizar um passeio ciclístico, que saiu de Brumado com destino a histórica Rio de Contas.

Conforme os quilômetros iam sendo rompidos pelo grupo uma idéia se tornou cada vez mais latente dentro da imaginação daquele jovem de 15 anos, que sonhava ver o município ter uma forte representação em uma das categorias olímpicas de maior beleza plástica, que é o ciclismo.

A fusão de duas cidades de grande importância, uma com forte conteúdo industrial e outra com uma essência histórica, cultural e ambiental, se revelou uma junção poderosa, unindo dois setores tão diferentes, que fazem da Corrida uma das mais autênticas de todo o pais.

Brumado sempre foi um grande celeiro de atletas e o ciclismo era uma das modalidades mais emergentes naquela época e por isso o sonho foi se cristalizando, pela garra e determinação de um jovem amante dos esportes, que queria promover a sua cidade, fazendo-a ingressar no cenário esportivo estadual e nacional.

Ato contínuo, voltando para Brumado, Alecarlos Pires, começou a sua trajetória em rumo à realização de seu sonho.

Vários contatos começaram a ser estabelecidos e, aquilo, que no primeiro momento parecia irrealizável, começou a sair do campo do abstrato e ganhar contorno reais.

Com a forte substância de integrar os jovens ao contexto social de uma vida equilibrada e saudável, a realização de uma prova ciclística que atraísse, inicialmente, a nata do ciclismo regional começou a ser formatada através de sucessivos contatos com empresários esportivos, com a mídia e com os ciclistas locais.

O fator ecológico também foi imprescindível, pois o mundo no final do século XX já começa a dar mostras evidentes de sua preocupação com o equilíbrio ambiental, onde termos como efeito estufa, camada de ozônio e gazes poluentes, começaram a ganhar a mídia mundial.

A viagem de Brumado a Rio de Contas é rica em detalhes significativos da flora e da fauna sertaneja, tendo a Chapada Diamantina como roteiro, sendo este um dos cenários dos mais belos em todo o pais, tanto que é reconhecido em todo o planeta como um verdadeiro santuário da natureza.

Em setembro do mesmo ano, o ideal do jovem Alecarlos Pires teve seu início efetivo com a realização da primeira prova que foi intitulada Corrida Ecológica Brumado – Rio de Contas, com a participação de 32 atletas, os quais foram parte do projeto embrionário que hoje se tornou um dos maiores eventos esportivos da Bahia.

Nestes 13 anos de história a Corrida Ecológica Brumado – Rio de Contas, ganhou conceito e representatividade, fruto de um trabalho árduo, mas muito prazeroso, que se consolidou ao longo destes anos.

Atletas de renome mundial já participaram da prova, caso de Rogério Paulista, que participou da Volta de Portugal e hoje é um dos maiores expoentes do ciclismo brasileiro; do gaúcho Robson Pacheco, com grande experiência em provas internacionais, como a participação de 2 pan-americanos, corridas na França, Itália entre outras. Na esfera local Osvair Silva, o legendário Bidola, é outro integrante no rol da fama da CERB.

A vitória na corrida Ecológica Brumado – Rio de Contas é hoje, certamente, o sonho de todo ciclista nacional, pois é uma das provas mais conceituadas, sendo também uma das mais duras de todo o circuito nacional, se constituindo assim uma consagração para todos aqueles que a vencem

Neste ano de 2011 a Corrida ganha um status mais elevado ainda, pois, sua logística e seu planejamento organizacional estão mais robustos e a expectativas e uma das melhores possíveis.

A direção da prova espera uma grande participação popular, pois, também a popularização do ciclismo é um outro ideal a ser buscado.

Nenhum comentário: