sábado, 2 de julho de 2011

Edital de Eleição para membros do Conselho Gestor da APA Serra do Barbado

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA do Estado da Bahia convoca os órgãos públicos dos três níveis da federação, a sociedade civil local e os empreendedores locais com atuação na ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA SERRA DO BARBADO e seu entorno, criada nos termos do Decreto Estadual nº. 1.046 de 17 de março de 1992, para participarem do processo de eleição dos membros do seu Conselho Gestor, para o biênio 2011/2013, com base no disposto no Edital, seus Anexos e na Instrução Normativa nº. 001 de 07 de janeiro de 2010, do Secretário do Meio Ambiente, com observância das normas estabelecidas na Lei Federal nº. 9.985, de 18 de julho de 2000, e da Lei Estadual nº. 10.431, de 20 de dezembro de 2006, e respectivas regulamentações.

A íntegra do Edital de Convocação pode ser obtida clicando aqui.

O CONSELHO GESTOR DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA SERRA DO BARBADO tem por finalidade contribuir para o efetivo processo de gestão participativa da referida Unidade, cujo objetivo básico consiste na preservação ambiental da área caracterizada pela presença de uma rica variedade de ecossistemas e paisagens naturais, em que se destacam um conjunto de serras altas onde se encontra o Pico do Barbado, ponto mais alto do Nordeste do Brasil com 2.033,33 metros de altitude, além de outros como o Pico do Itobira com 1.930 metros.

Com uma área de 63.652 ha localiza-se na porção sudeste da Chapada Diamantina, ocupando parte do território de seis municípios: Abaíra, Érico Cardoso, Jussiape, Piatã, Rio de Contas e Rio de Pires. O conjunto serrano altamente escarpado que compõe a APA Serra do Barbado representa também uma zona de transição entre biomas da caatinga, do cerrado e da Mata Atlântica, além da presença de campos rupestres nas porções mais elevadas. Estas serras representam um verdadeiro “berço das nascentes” funcionando como divisor de águas das bacias hidrográficas do Rio Paramirim (São Francisco) e do Rio de Contas, com uma grande profusão de mananciais esculpindo o relevo com cascatas e poços de impressionante beleza cênica.

Dentre as principais espécies animais encontradas na região, destacam-se, entre os mamíferos, algumas variedades de primatas, a suçuarana, o veado catingueiro, raposas, mocós e o tamanduá-mirim, entre outros. A avefauna é abundante, ocorrendo o endemismo de algumas espécies como o beija-flor-de-gravatinhavermelha.

Em relação à flora, vários estudos apontam a incidência de muitas espécies endêmicas, destacandose a abundância de bromeliáceas, orquidáceas, velózeas e melastomáceas.

Com informações da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia

Nenhum comentário: