segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rio de Contas deve repensar seu carnaval

Redação do Jussi Up
Por Will Assunção
Os foliões que chegaram a Rio de Contas no primeiro dia de carnaval de 2011 tomaram um susto ao perceberem que algo tinha mudado. Muita coisa aparentemente estava fora de lugar. Sinal claro da descaracterização de um dos mais belos carnavais da Bahia, o Carnaval de Rio de Contas levou um duro golpe.

O turista predador está interferindo na organização de um evento majestoso. Algumas cenas do lamentável acontecido: carros com seus imensos “paredões” de som travando disputas nas principais vias da cidade, casas alugadas e transformadas em alojamentos de jovens menores entorpecidos por diversos tipos de drogas, além do comportamento deplorável perante o circuito.

A criatividade da comissão organizadora parece ter ficado limitada. À noite a grande atração eram segmentos que em nada tinham a ver com o evento sediado na eleita Cidade Cultural da Bahia.

Rio de Contas como quase toda cidade turística brasileira, segue alguns dilemas, segundo o qual deve optar pelo que a massa elege como preferencial e fazem parte desse segmento o turista predatório que nada tem haver com esse destino, ou pelo que o ecoturismo deve oferecer, atraindo seu verdadeiro público.

A sensível áurea cultural de Rio de Contas foi atingida, como demonstrado nesse carnaval de 2011 e vem produzindo mudanças no cenário do turismo. O comportamento do fluxo de turistas que a cidade deseja atrair pode retrair a partir deste ano. Paralelamente, a evidência dos problemas ecológicos agrega novos problemas a todas as atividades econômicas da cidade. Pode se dizer que o poder público fez pequenas concessões diante desse cenário, podendo acarretar transformações irreversíveis a essa atividade econômica grandiosa.

Imediatamente após o fim do tão esperando evento de quatro dias de muita música, alegria, observações e estranhezas ganha a boca de todos os que estavam presente, além dos espectadores que acompanharam de longe através das mídias (TV, rádio, revistas eletrônicas, blogs e sites). O sinal de ruína do Carnaval de Rio de Contas, cujas consequências ainda não são totalmente conhecidas, é um momento que nos impõe questionamentos. Enquanto isso, este capítulo não pode se perder no esquecimento permitindo assim, que esta maravilhosa passagem saia de cena.

Will Assunção é turismólogo e assessor de comunicação da Nuclear

Um comentário:

Alex disse...

Concordo plenamente com o colaborador Will Assunção! Repensar e planejar é uma das soluções. Vamos ver se em 2012 isso acontece, e assim o carnaval fará juz à cidade, seus méritos, títulos, e sobretudo seu povo!