terça-feira, 26 de abril de 2011

O Potencial de Rio de Contas

Por Ricardo Stumpf

Rio de Contas é um lugar fantástico, cercado pela Serra das Almas, cheio de encanto, de clima muito aprazível e dona de um patrimônio histórico invejável.

Conheci muita gente que chegou por lá cheia de projetos, dizendo como a cidade deveria ser, mas que na verdade trouxe eses projetos prontos de outros lugares e tentava implantar suas idéias sem consultar os habitantes locais.

Esses, por sua vez, parecem ignorar tudo isso e seguem sua vida, como se o mundo lhes fosse indiferente, especialmente os moradores das áreas rurais, que viveram muito tempo isolados e se tornaram reféns de políticas clientelistas, geradoras de atraso e pobreza.

No entanto, o município tem um grande potencial em várias áreas, que eu gostaria de começar a discutir aqui, não como mais uma idéia de alguém de fora, mas como uma tentativa de debater com os leitores desse blog, após tantos anos residindo por lá, conhecendo e observando as riquezas das suas terras e da sua gente.

Como primeira sugestão gostaria de resaltar que o município tem vocação para sediar várias atividades culturais, entre as quais cursos universitários, a exemplo de Ouro Preto, o que traria grande dinamismo para sua economia sem ameaçar o patrimônio histórico. A própria Universidade do Sudoeste da Bahia poderia abrir um Campus Avançado por lá, criando alguns cursos na área de história, arqueologia, geologia, agricultura natural e outros.

Quem não gostaria de fazer um curso em lugar tão especial? Creio que se uma comissão fosse à UESB fazer a sugestão, talvez uma comissão formada por alguns vereadores, comerciantes, pessoas influentes da cidade, com a presença de algum deputado estadual e/ou federal, poderíamos ter alguma chance de êxito.

Acho que ficar esperando uma iniciativa da Prefeitura é uma perda de tempo.

Está na hora da sociedade local se mobilizar em busca de um futuro melhor para o município e seus habitantes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Admiradores do blog e da Cidade de Rio de Contas...

Vimos ao longo de nossa existência que são poucas as pessoas que buscam um desenvolvimento do cidadão e cultura. Entretanto, vejo também que os dizem que são administradores da cidade, nao fazer o que significa a palavra administrar.

E percebemos que esta aos poucos surgindo pessoas com cultura para mudar essa historia. Uma forma de contribuição ja inserida em nosso meio que é este blog, e temos realmente que discurtir temas e propor mudanças para que a nossa cidade seja reconhecida e que todos os RioContenses ficam satisfeitos.

Att,

Na Terra e no Vaso disse...

Essa é uma excelente sugestão
Pois cultura nunca é demais e como disse um dia Ruy Barbosa "Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado"
Logo... porque não lutar por isto?