terça-feira, 1 de março de 2011

Baixo nível da Barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, preocupa população

Com informações do L 12

As chuvadas que caíram durante os últimos meses, não foram ainda suficientes para encher todas as barragens. Contudo, a situação de seca meteorológica que estava instalada em quase toda a região, ainda causa preocupação em algumas bacias. O nível dos reservatórios da Barragem Luiz Vieira, localizada no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, por exemplo, está bem abaixo do seu percentual.



A falta de chuvas vai baixar ainda mais o nível do manacial. Foto L12

A distância entre Rio de Contas e o local da barragem de acumulação é de 4 km. Sua construção foi iniciada em 26.07.77 e concluída em 1983 pela firma EIT - Empresa Industrial e Técnica S.A., contratada pelo DNOCS. Barra o rio Brumado, pertencente ao sistema hidrográfico do rio de contas, cuja bacia cobre uma área de 256 km².


Imagens produzidas no dia 20/02/2011. Foto L 12
De acordo com informações do DNOCS, a barragem foi construída com a finalidade principal de garantir o abastecimento d'água, nos períodos de estiagem, ao Projeto de Irrigação do Brumado, com 5.000 ha, bem como suprir de água mais de 200 ha de um sistema já existente de irrigação tradicional, que opera no vale. Tem como finalidade, ainda, o desenvolvimento da piscicultura desde a formação do lago.

A equipe do L 12 esteve visitando a Barragem, porém, não ficou satisfeita com o que viu. A água vem baixando muito rapidamente, e está a vários centímetros abaixo da parede por onde transborda. Se não chover nos próximos dias, corremos o risco de problemas de abastecimento, se persistir a proporção, as chances são grandes de termos problemas neste ano.

O esvaziamento acelerado das águas da barragem tem deixado muita gente preocupada. A falta de chuvas vai baixar ainda mais o nível do manancial, portanto é preciso evitar o desperdício de água e aderir ao consumo consciente.

Um comentário:

Unknown disse...

na realidade, creio que aqueles que certamente estão mais preocupados são os cidadãos de livramento, afinal, são os mais beneficiados com a barragem!!!