terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Rio de Contas experimenta novos rumos na cultura

Com informações do Tribuna da Bahia

Um ano depois de ganhar o concurso Cidade Baiana da Cultura, o município de Rio de Contas (Chapada Diamantina – Bahia) se instrumentaliza para fazer da difusão da sua cultura uma ferramenta para o desenvolvimento social.

O título conquistado em 2010 garantiu a implantação de um plano cultural para a cidade, contando com a orientação e assessoria em gestão pela empresa Grupo3 – através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos, com o apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Rio de Contas foi a cidade escolhida entre os 17 municípios participantes do concurso em 2010. A concorrência visa valorizar a identidade cultural das cidades baianas, estimulando a criação de práticas que construam uma programação própria para cada lugar e resgatem sua herança histórica.

Atualmente, a cidade conta com a orientação do Grupo3 para captar recursos para promover uma festa de carnaval misturando tradição e modernidade. Tombada em 1980 pelo IPHAN – Instituo Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Rio de Contas é um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia. A cidade foi fundada em 1745 e preserva a memória dos tempos de riqueza da Chapada Diamantina.

Em 2010, o município cumpriu o calendário proposto no concurso Cidade Baiana da Cultura, a exemplo da tradicional Festa de Corpus Christi, uma das mais importantes celebrações locais, mobilizando a participação de 15 mil pessoas. Um dos destaques da programação foi o momento religioso com o show do Padre Zezinho e a apresentação do Grupo Canindé.

O Grupo3 apoiou a realização de outro ponto alto da cultura local: a festa de São João, reiterando a cidade como uma das mais atraentes e interessantes da Chapada Diamantina. A participação da cidade também foi importante na EXPOART – Feira Internacional de Artesanato, Arte, Cultura e Turismo, que ocorreu no Centro de Convenções da Bahia, com a exposição produzida pela equipe do Grupo3 para ser exibida na Vila Turística.

Nenhum comentário: