domingo, 27 de fevereiro de 2011

Nova gestão para a APA Serra do Barbado

Depois de dois anos à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio de Contas, Ana Paula Soares da Silva, assumiu a gestão da APA Serra do Barbado, que foi criada pelo Decreto Estadual nº 2.183 de 07 de junho de 1993.

A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais, especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem com objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais (SNUC - Lei 9.985/2000).

Importância da APA Serra do Barbado

A APA Serra do Barbado é constituída por um conjunto de serras altas onde se encontra o Pico do Barbado, ponto mais alto do Nordeste do Brasil com 2.033,33 metros de altitude, além de outros como o Pico do Itobira com 1.930 metros.

Localização e área

Com uma área de 63.652 ha, a APA Serra do Barbado localiza-se na porção sudeste da Chapada Diamantina, ocupando parte do território de seis municípios: Abaíra, Érico Cardoso, Jussiape, Piatã, Rio de Contas e Rio de Pires.

Atributos Naturais

p>O conjunto serrano altamente escarpado que compõe a APA Serra do Barbado representa também uma zona de transição entre biomas da caatinga, do cerrado e da Mata Atlântica, além da presença de campos rupestres nas porções mais elevadas. Estas serras representam um verdadeiro “berço das nascentes” funcionando como divisor de águas das bacias hidrográficas do Rio Paramirim (São Francisco) e do Rio de Contas, com uma grande profusão de mananciais esculpindo o relevo com cascatas e poços de impressionante beleza cênica.


Dentre as principais espécies animais encontradas na região, destacam-se, entre os mamíferos, algumas variedades de primatas, a suçuarana, o veado catingueiro, raposas, mocós e o tamanduá-mirim, entre outros. A avefauna é abundante, ocorrendo o endemismo de algumas espécies como o beija-flor-de-gravatinha-vermelha.
Em relação à flora, vários estudos apontam a incidência de muitas espécies endêmicas, destacando-se a abundância de bromeliáceas, orquidáceas, vioziáceas e melastomáceas.

Aspectos Relevantes

A Estrada Real atravessa a APA, ligando os antigos distritos garimpeiros com caminhos calcados de pedras, conservados até hoje. O café cultivado em alguns povoados serranos e a produção de cachaça em alambiques no entorno da APA são outra peculiaridade local.


A paisagem serrana do Pico do Barbado e Itobira, entremeados por florestas e vastos campos rupestres, seja pelos belíssimos campos de altitude como o velho Campo do Cigano, do Bitencourt ou do Lavra Velha. Cachoeira das Andorinhas, o Poço da Michilânia, o Poço do Melado, as Cachoeiras do Mocotó, entre outros.

Principais Conflitos Ambientais

Desmatamento, transporte e venda ilegal de madeira
Caça e comércio ilegal de aves e mamíferos
Queimadas
Garimpo
Agricultura sem manejo preservacionista
Erosão
Captação irregular dos cursos d’água
Ocupação de brejos, beiras de rios e encostas (APPs)
Contaminação do solo e curso d’água
Lançamento de esgotos a céu aberto
Depósito e queima irregular do lixo

Já como ínico da nova gestão foi criado um blog para aproximar o trabalho da gestão da área com a comunidade envolvida. Acessem e participem.

http://apaserradobarbado.blogspot.com

Nenhum comentário: