quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Exemplos de bons projetos para Rio de Contas

As informações são da Secom/Prefeitura de Vitória da Conquista


Projetos apoiados pela Prefeitura Municipal mudam a realidade de jovens

“O cursinho e a casa do estudante foram fundamentais nessa conquista”

“Quando conclui o Ensino Médio, não tinha perspectivas”, afirma Adriano Santos Viana do Quilombo do Bananal, da cidade de Rio de Contas. Mas, o que poderia ter sido o início de uma história triste se transformou numa perspectiva de futuro melhor e mais digno para o jovem estudante, graças a dois projetos apoiados pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Adriano é um dos inúmeros estudantes que teve sua história de vida redefinida pelo pré-vestibular Dom Climério e pela Casa do Estudante Quilombola Zumbi dos Palmares. “O cursinho abriu as portas de um novo mundo para mim e a casa serve de apoio nestas conquistas”, destaca o estudante.

Hoje, ele comemora com a família a realização de um sonho antigo, conseguido com muito esforço. O estudante que, “graças ao cursinho Dom Climério cursava Biotecnologia na Universidade Federal da Bahia/UFBA”, foi aprovado no curso de Direito do vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.

“Cursar Direito era o meu objetivo. Por isso, cursava Biotecnologia pela manhã, há três semestres, e fazia o curso pré-vestibular à noite”, conta. Agora, Adriano não vê a hora de começar as aulas e já traçou alguns objetivos: “Pretendo continuar na Casa atém concluir os estudos, prestar um concurso e seguir na carreira que escolhi”.

Aprovações – Até o momento, no vestibular 2011.1 da UESB foram aprovados 15 alunos para os mais diversos cursos.

Rio de Contas precisa de projetos como este, que dê aos jovens que aqui concluem o Ensino Médio, a oportunidade de poderem cursar uma faculdadee e com isso transformar a sua vida e a realidade da cidade. Somente através da educação teremos uma cidade melhor. Parece obvio, mas os nossos governantes ainda não pereceberam isso. Projetos como o Bolsa Família deve servir apenas como medida intermediaria e que dê aos seus beneficiários oportunidades de emprego e renda.


2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é este é um belo projeto que deveria ser melhor estudado e ampliado, e merece fiscalização por parte da prefeitura de rio de contas, fiquei sabendo por outras vias que a PMS/RC dsiponibiliza por mês para os estudantes oriundos dos Quilombos uma quantia de R$1000,00, pois é são mil Reais que deveria ser dividido entre todos os estudantes quilombolas que estudam fora de Rio de Contas, e por incrível que pareça eu, que aqui escrevo, me encaixo perfeitamente neste perfil e até agora não sabia de nada, na verdade o meu nome é utilizado pela Associação Quilombola para conseguir a verba junto a prefeitura e na hora do repasse eu sou esquecido.Para onde vai a minha parte?
Prefiro não me identificar no momento, mas informo que a verba é de fato liberada pela prefeitura, e vou correr atrás desta irregularidade, doa a quem doer, chega de corrupção.

Anônimo disse...

Dê uma forcinha aí pro Gean Cardoso e um grupo da nossa comunidade que tá tentando com o apoio da prefeitura abrir a casa de estudantes de Salvador!!já participamos de duas reuniões para realização do projeto!!Esperamos que dê certo dessa vez!!