segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Jaques Wagner confirma pesquisas de intenção de voto e se reelege na Bahia

Do Jornal A Tarde

Com 96,61% das urnas apuradas até este momento, Jaques Wagner está reeleito governador da Bahia com 63,88% dos votos. Paulo Souto (DEM) está em segundo lugar com 16,09% e Geddel Vieira Lima em terceiro com 15,40%. Luiz Bassuma (PV) aparece com 4,08% dos votos; Marcos Mendes (PSOL), 0,51%; e Sandro Santa Bárbara (PCB), 0,08%. Os brancos e nulos somam 14,22% e as abstenções 21,42%.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta madrugada que o final da totalização dos resultados deverá sair apenas na manhã desta segunda (4). Até este momento, foram apurados 99,89% dos votos válidos em todo o país, e ainda faltam 148.162 para serem contabilizados. Até agora, os votos dos municípios de Brejo de Areia (MA), Marcionílio Souza e Paratinga (BA), São Sebastião do Rio Preto (MG) e os votos em trânsito de Cuiabá e Maceió não foram enviados para a Justiça Eleitoral. Também existem 102 municípios que estão com a totalização em andamento.


Wagner (PT) concedeu rápida entrevista coletiva no Palácio de Ondina na noite deste domingo, 3, e, ao lado do vice Otto Alencar (PP), afirmou que sua vitória é a vitória do projeto político encabeçado pelo presidente Lula. "O segundo mandato será continuação deste projeto: vou governar para os que mais precisam", disse.

Wagner afirmou também que já esperava as vitórias de Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) ao Senado e reforçou o apoio a Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. "Vou apoiar muito a campanha de Dilma. Todos nós acreditamos no mesmo projeto político", reiterou.

Paulo Souto, também em entrevista coletiva, afirmou que já esperava derrota nas urnas. "As pesquisas de intenção de voto já indicavam esta tendência. É claro que aguardava resultado melhor, mas agora eu espero que o governador resolva as principais questões pendentes na Bahia", afirmou.

Twitter - Pelo Twitter, o terceiro colocado nas eleições, Geddel Vieira Lima (PMDB), agradeceu os votos recebidos, disse que irá continuar "militando pela Bahia" e também reconheceu a derrota para o petista, desejando sorte a Jaques Wagner: "As apurações mostram a vitória de Wagner. Curvo-me à vontade das urnas, cumprimento o governador reeleito e desejo-lhe sorte", escreveu Geddel no seu microblog.

Segundo mandato - Jaques Wagner foi eleito em 2006 quando a maioria das pesquisas de intenção de voto indicavam a vitória do então governador Paulo Souto nas urnas. Naquele ano, Wagner obteve 52,89% dos votos válidos contra 43,03% de Souto. A reeleição do petista consolida a hegemonia do grupo político na Bahia, depois de décadas de governos chefiados por carlistas.


Nenhum comentário: