quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Escritório Avançado da Cordec na Chapada

Da Cordec

A Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia– CORDEC, está com escritório avançado na Chapada Diamantina em funcionamento na Av. Sete de Setembro, 83, centro de Lençóis, com equipe técnica equipada com viaturas, rádios ht´s, GPS, binóculos de alta resolução e sala de situação com equipamentos de monitoramento via satélite de focos de queimadas. A CORDEC está estruturando em seu escritório o SCI – Sistema de Comando de Incidentes, juntamente com todos os órgãos e entidades envolvidos nas atividades de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais, a exemplo do ICMBio, SEMA, Ibama/Prevfogo, Corpo de Bombeiros, IMA, INGÁ, e brigadas voluntárias.

No mês de junho passado a CORDEC firmou convênios de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais com os municípios de Lençóis, Andaraí, Mucugê, Nova Redenção, Dom Basílio, Utinga, Bonito, Abaíra, Rio de Contas e Barra da Estiva. Tais recursos possibilitará capacitação e apoio logístico às brigadas voluntárias. Outros convênios serão firmados com os demais municípios na medida em que a documentação for apresentada.

Está sendo firmado um termo de cooperação técnica entre a CORDEC, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros (11º GBM) e ICMBio para possibilitar o funcionamento das antenas repetidoras de comunicação via rádios ht´s na Chapada Diamantina. Os recursos serão assegurados pela CORDEC e beneficiará toda a população dessa região que poderá utilizar os rádios para comunicar focos de incêndios e ainda proporcionará maior segurança ao eco-turismo.

Já está também em andamento processo licitatório para contratação de aeronaves air tractor´s especializadas em combate aos incêndios florestais, que auxiliarão os brigadistas nas atividades de combate.

Nenhum comentário: