sábado, 24 de julho de 2010

Estado amplia equipe para monitoramento dos focos de calor

Do Instituto de Gestão das Águas e Clima

Tecnologia a serviço da prevenção. Moradores e visitantes de diversos municípios da Chapada Diamantina podem ser beneficiados com a ajuda do Sigweb. Uma ferramenta desenvolvida por meio de mapas e dados meteorológicos que alertam na identificação dos focos de calor. O sistema de monitoramento que pode apoiar no trabalho de prevenir incêndios numa das regiões mais importantes e conhecidas do país é coordenado pelo Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemba), que faz parte do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

O meteorologista do Cemba, Ricardo Rodrigues é o responsável pelo treinamento do sistema para o ‘Grupo de Prevenção da Operação Chapada sem Fogo 2010’. Segundo Rodrigues a base de dados ajuda na interpretação das informações meteorológicas, proporcionando revelar previsão, temperatura e área de risco, demonstrando a gravidade do fogo. “A temperatura alta, umidade baixa, pouco vento e ausência de chuva dão a condição para o ponto de calor aumentar, tornando o risco maior para o incêndio”, explica.

O treinamento realizado no dia 20/7, em Lençóis, foi dado para os oficiais do 11° GBM (Grupamento de Bombeiros Militar). A primeira turma formada por técnicos do Sistema do Meio Ambiente que integram as autarquias e da própria secretaria estadual de Meio Ambiente, além dos gestores de Unidades de Conservação já havia se encontrado no último dia (14.07), na Casa Civil e passou apenas por um nivelamento.

De acordo com o meteorologista as orientações irão ajudar as equipes das Brigadas formadas por Bombeiros a escolherem os locais mais preocupantes, como áreas de proteção ambiental e de conservação localizadas pelos satélites. “A capacitação passa por uma leitura específica das imagens que conseguimos visualizar através de diversos satélites com detalhes minuciosos como: localização, data, horário, município, característica da vegetação, entre outros”, diz Ricardo Rodrigues.

O centro das operações de monitoramento, prevenção e combate está localizado no município de Lençóis, mas as ações serão desenvolvidas nos 34 municípios que estão inseridos nos Territórios de Identidade Piemonte Diamantina, Chapada e cidades do entorno. O grupo irá atuar em quatro bases escolhidas: Seabra, Rio de Contas, Mucugê e Morro de Chapéu, onde também irá desenvolver um trabalho de conscientização ambiental e fiscalização envolvendo a comunidade local, proprietários rurais e turistas.


Nenhum comentário: