quinta-feira, 10 de junho de 2010

Rio de Contas perde um dos seus cartões postais


Marca cultural e histórica de Rio de Contas, a Nega do Zofir desapareceu. A tese mais evidente é de vandalismo. Impossível imaginar que ela tenha se desprendido sozinha de seu lugar habitual.

Reproduzimos aqui uma reflexão pertinente deixada no perfil do Blog no Orkut pelo leitor Luciano Souto:

"Ele com sua genialidade foi lá e Transformou uma misera pedra em uma obra de Arte,
Eles por não ter a mesma genialidade e capacidade foram lá e destruíram,
Um deixou sua obra e lição para os seus, O outro, coitado, mostrou para os seus o quanto pequena é sua vida."


9 comentários:

Ricardo Stumpf disse...

Se isso foi realmente uma obra de vândalos, fica evidente o ódio e o desprezo que essas pessoas tem pela cultura e pela memória de nossa cidade.
Talvez se a obra de Zofir Brasil fosse mais valorizada pela Municipalidade, com apoio à criação do Museu Zofir, houvesse mais respeito pelo artista genial.
Mas tudo está abandonado, relegado aos esforços da própriia família, como se aquele patrimônio não fosse de todos nós.
O problema é que cultura na cabeça dos nossos parcos governantes, se confunde sempre com turismo e Museus não dão lucros para guias turísticos.

Flávia Pacheco disse...

Não consigo me conformar, não consigo digerir. Sinto uma revolta e ao mesmo tempo uma sensação de impotência, se pudesse a colocava no lugar com as mãos!

mas estou otimista que terá uma solução!

RAIMUNDO MARINHO disse...

Quando a gente pensa que chegamos ao fundo do poço, quando se trata de degradação do meio ambiente, não só ecológico mas também cultural, há quem consiga cavá-lo, o poço, ainda mais fundo. A bela e emblemática figura da "Nega", que o gênio de Sofir fez esculpir, em forma de pintura, ainda que simples, mas de significativa expressão e oportunidade, era de todos nós, os amantes das belezas naturais, em especial as da inigualável paisagem de Rio de Contas. Que Deus se compadeça de mãos tão deletérias! No mundo, uns são lembrados pela grandeza, como Zofir; e outros pela baixeza, como o possível predador da "Nega"!

(Jornalista Raimundo Marinho)

Anônimo disse...

É muito triste ver uma atitude desta de um ser humana. Era tão bom acreditar no poema de Fernando Pessoa "Deus quer, o homem sonho, a obra nasce."

Liel disse...

O_O o que vamos fazer ......temos que contribui para o bem de nossa identidade local ....não podemos deixar a Obra de um Artista sumiu do mapa assim ! [ estou realmente desapontados por não ver nenhuma providencia seria .para a recuperação da nega !!!
toda Arte tem que ser eterna 0_0

Danne MCA disse...

Fiquei horrorizado ao saber da notícia. Minha mãe, que trabalha em Rio de Contas, me contou assim que soube.

Hoje moro em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mas minhas raízes são Livramentenses, e uma boa parte dela é Riocontense, pelo fato de grande parte da vida da minha mãe ter sido nesta cidade.

A Nega era nosso maior cartão postal, depois da cachoeira, claro.

De fato, algum imbecil fez esse ato ridículo, destruindo esse monumento histórico, que leva o nome das cidades para o Brasil e mundo a fora.

Para se ter noção, lendo em um forum internacional sobre "cidades que merecem uma visita" vi que havia um tópico sobre Livramento/Rio de Contas, e que uma das fotos que mais chamou a atenção foi justamente a da Nega, que no forum ficou sendo chamada de "Saci", rsrs.

Que isso pese absurdamente na(s) cabecinha(s) oca de nosso(s) ilustre(s) vândalo(s).

Meus sinceros pêsames a todos nós. Pela perda da Nega e pela nossa juventude.

Marilúcio disse...

Meus conterrâneos,

Lamentamos muito! Muito! Muito!

Hoje, decretei um dia de luto para mim e minha família, em decorrência da perda inestimável do nosso grande patrimônio Histórico “A NEGA DE ZOFIR “. Obra essa, reconhecida em todo território baiano, nacional e internacional. Admirada por todos, pelos traços de nossas raças, de nosso povo, da nossa origem, principalmente considerada uma obra prima do nosso conterrâneo ZOFIR BRASIL, que tenho muita admiração.

Vamos resgatar essa obra magnífica que já faz parte da vida de Rio de Contas - Ba
Vamos mobilizar todos os rio Contenses espalhados pelo mundo afora!
Meus conterrâneos, recebam os meus sentimentos pela perda da nossa ente querida. “A NEGA DE ZOFIR”

Peçou-lhes que repassam todos os conterrâneos.

MARILUCIO DANTAS RAMOS E FAMÍLIA
ITABUNA – BA

Isabel Dantas ramos disse...

Se um ser humano foi capaz de fazer isso. O homem perdeu a noção do seu limite.E se foi a natureza, esta pede ajuda constantemente e nós fazemos de conta que não ouvimos. A Nega de Zofir não era simplesmente um pedra era um pedacinho de cada Riocontense que ama a magia da sua terra, da sua gente. É muito triste, é como o algo que amamos muito fosse tirada a força e sem justificativa

Anônimo disse...

O que a natureza escupiu
Zoffir Brasil com sua inteligência e arte deu a ela a imagem da Nega do Zoffir
Um vandâlo a tomba da natureza e da cultura de um povo.