quarta-feira, 30 de junho de 2010

Rio de Contas: nova base da Claro Brasil Ride

Da Claro Brasil Ride



Quando ouvimos falar na Chapada Diamantina, a cidade que vem logo a nossa cabeça é Lençóis -BA. Mas quando viajamos, queremos tranqüilidade, não queremos achar atrações e trilhas abarrotadas de pessoas. Por isso Rio de Contas é uma cidade com grandes atrações que não perde nem um pouco para outras cidades da Chapada, mas com o diferencial de ainda não ser tão conhecida, o que nos proporciona passeios muito mais agradáveis, com o atendimento de guias e boas conversas com moradores. Rio de Contas é uma cidade onde aventura e história andam juntas, ela possui uma incrível arquitetura barroca tombada pelo patrimônio histórico, povo hospitaleiro e beleza exuberante. Cachoeiras, trilhas, picos de até 2000 m de altura e uma grande variedade em sua flora fazem parte do município baiano.

Curiosidades......Cidade é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina, com arquitetura do século XVII, preservada. Foi a primeira cidade planejada do Brasil, em 1745, época do apogeu do ouro que parecia inesgotável......Rio de Contas abriga comunidades de descendentes de portugueses que só se casam entre si. Eles ficam a 1500m (acima do nível do mar); já as duas comunidades negras descendentes de africanos estão em outra área, a 1050m.

.....O arquivo histórico municipal tem interessantes documentos, como cartas de alforria, sentença eclesiástica e certidões de escravos.

.....A rica flora fez com que em 1974, mais de 100 pesquisadores ingleses e brasileiros realizassem um estudo sobre a variedade local. Foram registradas mais de 1100 espécies e mais de 100 desconhecidas.
Clima & TemperaturaClima seco e quente nos baixos / temperado ou frio nas serranas e nos gerais.A temperatura varia de 07ºc a 32ºc.

Melhor época para visitaçãoDe dezembro a março, período de chuvas, quando o fluxo de água é maior, proporcionando assim, melhores banhos de cachoeira, além de deixar a flora muito mais verde, época que para nós MTB não é definitivamente a melhor vamos no seco!!!

Atrações
Pico das Almas 1958m. Um dos mais altos da Chapada Diamantina. Quem curte escalada, vê no pico mais uma possibilidade de aventura. Três dias com direito a acampamento no santuário ecológico do Largo do Queiroz e trekking por riachos e matas onde nasce o Rio Brumado já são recompensas antes da chegada ao cume.

Igreja Nossa Senhora de Santana - construída por escravos, permaneceu em ruínas por cerca de 50 anos, o que facilitou a retirada de pedras para a construção de algumas casas vizinhas. A característica da construção, de acordo com arquitetos parece datar do século XIX. Após o tombamento algumas coisas como o telhado foram reconstruídos.

Flora - a região apresenta espécies ainda não identificadas ou catalogadas. A diversidade diz respeito às espécies decorativas (canelas de ema, orquídeas, bromélias, cactos e sempre-vivas), às de destinação alimentar ou medicinal.

Museu Zofir - na casa onde viveu o artista plástico Zofir Oliveira Brasil (1926-1990) estão expostos os curiosos trabalhos feitos com material reciclado e sucata. Na entrada de Rio de Contas fica uma pedra pintada, a Negra do Zofir.

Pico Barbado - 2033m, o pico mais alto do Nordeste e formação geológica de rara beleza. É uma área de proteção ambiental devido sua riqueza botânica.

Estrada Real - via de pedestres. Calçada em lajes de pedras que ligava Rio de Contas à cidade de Livramento. O percurso proporciona toda a beleza da descida da serra.

Antiga Casa de Câmara e Cadeia - uma das mais temidas prisões baianas na época da escravidão. Até hoje existem no local instrumentos que serviam para torturar os escravos, além de um brasão do império em sua fachada.

Arquivo Municipal - Casa onde nasceu o Barão de Macaúbas (Abílio de César Borges). O local tem documentos que registram o passado da região desde 1724. Cartas de alforria, sentença eclesiástica e certidões de escravos entre outros, fazem parte do acervo.

Cachoeira do Fraga - Queda d'água no Rio Brumado. Forma piscinas naturais ótimas para banho.

Ponte do Coronel - nada mais, nada menos que 8 piscinas naturais!

Poço das Andorinhas - Situado no distrito de Arapiranga, à 25 km da sede do município. O poço fica no alto de uma serra, onde se chega por uma estrada íngreme podendo ser vencida a pé ou em veículo 4x4, num percurso de 6 km. A trilha é entrecortada por cascatas e piscinas naturais de águas cristalinas.

ComunidadesMato Grosso.....Povoado onde vivem apenas brancos de origem portuguesa. Essa "homogeneidade" é fruto do não casamento com outros membros que não os da comunidade.

.....Foi fundado no século XVII. É situado na área mais alta da Bahia (1450m de altitude). Acredite, em pleno sertão baiano (no inverno rigoroso) é possível curtir um frio de 5ºC no local.

......A principal fonte de renda dos moradores é a agricultura. Os quintais geralmente são repletos de hortaliças, flores e pés de café, o que deixa o local com cara de comunidade européia.

Bananal e Barra - locais onde vivem apenas negros descendentes de escravos, os quais se agruparam por essas áreas nos séculos XVII e XVIII.

.....O povo que trabalhava para os brancos, também se manteve sem miscigenação. A Universidade Federal da Bahia realizou estudos que indicam que estas áreas são remanescentes de quilombos.

.....As casas simples são distribuídas de forma esparsa e em condições de urbanização precárias. Não há por exemplo coleta de lixo ou água encanada.

.....Fato curioso é que não se tem relatos de cultos de candomblé ou outras religiões afro no local, apesar das raízes negras. A religião predominante é a católica.


Um comentário:

ArteTour disse...

maravilhoso saber que também existe o Rio de Contas aqui pela Chapada Diamantina, nossa como este lugar é rico em paisagens, o que cabe agora são todos os participantes desta rede turística contribuirem para com a preservação . Gostaria de indicar o meu blog, fala um pouquinho sobre os aspectos culturais de Lençóis..... grato