segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que a construção de uma barragem pode provocar?

O relato abaixo está publicado no Blog de Dom Basílio mas em sua essência serve para refletirmos sobre os impactos que a construção de uma barragem pode provocar. Para os riocontenses, nem precisam de esforços para lembrarem como era o nosso Rio Brumado há bem pouco tempo e como ele está hoje.



Quanto era pequeno ouvia muitas vezes meu pai falar que “ NOTICIA RUIM TINHA ASAS”. Tudo ou quase tudo mudou, mas fofoca parece continuar correndo mais.

Quando falo em mudanças tenho que relembrar das festas juninas das décadas de 60 e 70 quando o meio de transporte era carro de bois, automóvel era muito raro, apenas Maroto e Jonas Caires possuíam veículos.

Pois bem, a velocidade máxima da época era 10 Kms hora, era normal demorar um dia pra ir da Várzea do Peixe pra Cidade. Hoje o mesmo percurso dura menos de 20 minutos.

Os tempos mudaram, quando chovia, quem morava em Jatobá ficava até 60 dias pra ir na Pedra Redonda o Rio não dava passagem, apenas os nadadores conseguiam.

Com a construção da ponte sobre o Rio Brumado na época do ex-prefeito Osório Custódio Dourado, mesmo dando uma volta danada, mas ainda sim conseguia transpor de um lado ao outro do Rio.

A construção da Barragem de Rio de Contas reduziu drasticamente o volume de águas e finalmente a Barragem do Paulo quase que eliminou as famosas enchentes.

Foi se o tempo que a gente comemorava as famosas pinguelas de cabo de aço como meio de ligação de localidades pra outras.

Até pouco tempo ainda tinha quem achava um avanço construir pontes molhadas, mas hoje acho um atraso anunciar a construção de UMA PONTE NO RIO BRUMADO, NA LOCALIDADE DE ALAGADIÇO, poderia sim iniciar a barragem de derivação para bombeamento das águas para a Barragem do Rio do Paulo.

PRECISAMOS DE GOVERNO DE NOVOS TEMPOS.

JOSE MARIA CAIRES.

Nenhum comentário: