domingo, 30 de maio de 2010

Em Cartaz: Razão e Emoção na Sala de Aula



Sou suspeitíssima para falar sobre Tânia Gusmão, essa mulher extraordinária, como pessoa, como profissional e como pesquisadora. E fiquei mais apaixonada ainda depois que comecei a ler este trabalho que apresento aqui "Em Cartaz: Razão e Emoção na Sala de Aula". Me encantou a forma com que fala de nós, que vivemos a educação, nos lembrando que somos seres repletos de sentimentos e emoções, que não podemos pensar a educação separada da vida, isso é pensar no ser humano na sua totalidade, isso é educação integral. Só uma pessoa com a sensibilidade e humanidade de Tânia para abordar esse tema de forma tão natural e intensa. Querida, ainda estou lendo, mas já encantada com esse trabalho belíssimo que fez! Parabéns!



Foi, minha amiga querida, autora desse livro, que me mostrou que a matemática não é um “bicho de sete cabeças” e nos encontramos no VII Congresso de Educação de Vitória da Conquista, onde a Nega do Zofir se apresentou e falei sobre a Pedagogia Griô, uma honra para mim não só falar dessa pedagogia que também vê o ser humano por inteiro, mas também realizar uma vivência de tradição oral com professores de comunidades quilombolas de Conquista. Conversando com Lucinéa Gomes, uma das coordenadoras da SMEC de Conquista, descobri que existem lá 25 escolas quilombolas fiquei muito feliz e o contato com alguns desses educadores foi importante para a minha tragetória, espero ter outros encontros com esse professores.


Contei a história de minha tataravó, Dona Bitú, representada nessa boneca feita por minha avó Almerinda.

Com certeza você não vai mais respirar sem esse livro!!!
Abraços!

Até mais!!


4 comentários:

Flávia Pacheco disse...

Quero agradecer ao "Notícias de Rio de Contas" por sempre estar publicado postagens do meu Blog.

Valeu, obrigada!

Tânia disse...

Querida, Flávia. Agora foi você quem me surpreendeu!!! Tá lindo!! Adorei o que escreveu. Obrigada! É muito bom saber que o nosso trabalho é valorizado. Um beijo no coração.
Tânia

Tânia disse...

O romance "em cartaz: razão e emoção..." tem como cenário a nossa querida terra riocontense e se encontra à venda nas Livrarias: LDM e Edições UESB, em Vitória da Conquista. Em breve, estará chegando em Rio de Contas. (Tânia de Teócrito)

Flávia Pacheco disse...

O Romance Em Cartaz:Razão e Emoção na Sala de Aula será lançado em Rio de Contas no Seminário de apresentação do Projeto GRIÔ JOVEM; CONTANDO A NOSSA HISTÓRIA que será realizado no dia 17 de junho, no teatro São Carlos. CONFIRAM!!!

Beijos querida Tânia

Flávia