terça-feira, 11 de maio de 2010

Concurso Cidade Baiana da Cultura é destacado na Assembleia Legislativa

O Concurso Cidade Baiana da Cultura, que na sua primeira edição premiou o município de Rio de Contas, recebeu moção de aplauso da deputada Neusa Cadore na Assembleia Legislativa da Bahia. A premiação é inspirada em um projeto que surgiu na Grécia e visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos através da valorização e promoção do seu patrimônio e diversidade cultural. O município eleito ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de turismo e serviços, contribuindo assim na elevação da geração de emprego e renda.

O projeto é uma realização da produtora GTrês, na assessoria e captação de recursos para a montagem de uma programação cultural, com apoio do Governo do Estado, através do Fazcultura e das Secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria de Turismo do Estado e apoio da Diretoria de Ações Culturais do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, do Fórum de Dirigentes Municipais em Cultura da Bahia e do Banco do Nordeste.


Como exemplifica o presente concurso Cidade Baiana da Cultura, o desenvolvimento do turismo impõe uma permanente articulação entre os diversos setores, públicos e privados, relacionados à atividade, no sentido de compartilhar e agilizar soluções, eliminar entraves burocráticos e facilitar a participação de todos os envolvidos no processo de crescimento do setor.

PATRIMÔNIO


Sobre a cidade de Rio de Contas, Cidade Baiana da Cultura 2010, a deputada destaca como fatores decisivos que culminaram na sua escolha o seu Patrimônio Cultural Imaterial, refletido na música, na gastronomia, nas liturgias. São muitos os grupos de Ternos de Reis, por exemplo. O Terno de Reis da Sede, com forte influência indígena, toca com flautas de pífano. O Terno de Reis do Quilombo de Riacho das Pedras tem influência africana e percebe-se com mais força o ressoar do batuque nas músicas. O Terno de Reis do Mato Grosso, pela descendência portuguesa, tem maior força nos instrumentos de corda, violas, cavaquinhos, violões e pandeiro. Há ainda o Terno de Reis da Várzea, em uma região de caatinga no município, e que também guarda em si as características de um remanescente de quilombo, ainda não titulado e não reconhecido. Na sede do município, existe o Terno de Reis As Pastorinhas, formado por mulheres que dançam com castanholas feitas de madeira e compartilham com suas netas a tradição oral. Recentemente, descobriu-se que na comunidade de Caiambola, que fica no sopé do Pico do Itobira, localizado na APA da Serra do Barbado, existe também um São João diferente, chamado de A Levantada do Mastro, mais uma manifestação cultural da região.


A deputada Neusa parabeniza a Produtora Gtrês, o município de Rio de Contas pelo título de Cidade Baiana da Cultura 2010, e órgãos culturais do estado. Essa iniciativa fará com que a oferta turística regional adquira maior significância e identidade, agregando valor a todo o produto turístico riocontense.


A parlamentar ressalta a importância de iniciativas desse tipo para o processo de desenvolvimento local dos municípios. “As atividades turísticas e culturais podem oferecer um amplo leque de oportunidades para o desenvolvimento da oferta de serviços, constituindo-se em importantes instrumentos de redução das desigualdades sociais, distribuição de renda e criação de novos postos de trabalho”, ressalta.

Fonte: Liderança do PT na ALBA


Nenhum comentário: